Lençóis Paulista, 16 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Consórcio de Saneamento do Espírito Santo vem buscar informação no SAAE
27/09/2013 17h03

Consórcio de Saneamento do Espírito Santo vem buscar informação no SAAE

Referência regional quando o assunto é água e esgoto, o SAAE (Serviço Autônomo de Água) de Lençóis Paulista recebeu na última quarta-feira a visita do diretor executivo do Cisabes (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo), Fábio Hell Andrade, que veio em busca de informações técnicas de como a autarquia lençoense consegue tantos recursos junto ao Fehidro.

Andrade foi recebido pelo diretor do SAAE, José Antonio Marise, e por técnicos que passaram as informações solicitadas. “Nós estamos com dificuldade em conseguir recursos junto ao Fundágua, que se equivale ao Fehidro aqui de São Paulo, e em buscas pela internet descobrimos que o SAAE de Lençóis Paulista conseguiu e consegue ter vários projetos aprovados. Rodamos 1,4 mil quilômetros para vir aprender aqui”, destacou o diretor do Cisabes.

No Estado do Espírito Santo, o Cisabes tem 25 autarquias municipais consorciadas que atende cerca de 1 milhão de habitantes. Marise destaca a importância do trabalho feito pelo SAAE e também dos recursos conseguidos no Fehidro. Depois de visitar todos os setores, Andrade deixou sua impressão final.

"Além de agradecer o acolhimento, quero também cumprimentar o SAAE pelo excelente nível de seu trabalho. É muito difícil encontrar um serviço municipal que tenha alcançado este estágio de desenvolvimento. A população de Lençóis está de parabéns".

“O SAAE tem uma equipe técnica muito boa, que sabe fazer os projetos. Eu já fui presidente do Comitê da Bacia Tietê-Jacaré e sei como é o trâmite burocrático. Creio que temos sucesso por conta disso. Passei todas as informações para o Andrade, inclusive modelos, e espero que isso ajude o consórcio a conseguir os recursos do fundo estadual deles, o Fundágua”.

Entre 2006 e 2013, o Fehidro liberou R$ 750 mil para cinco importantes projetos de saneamento e meio ambiente. Neste período, o investimento total, com a contrapartida do SAAE, superou a casa de R$ 1 milhão.

Os investimentos foram para a construção do emissário de esgoto (R$ 239.393,13), a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Alfredo Guedes (R$ 244.975,63) e o Diagnóstico do Rio Lençóis (R$ 116.184,00). O sistema de automação e telemetria está em fase final de implantação e o investimento é de R$ 340.217,28. Já o Plano Diretor de Combate a Perdas de Água vai custar R$ 148.465,00.