Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / SAAE é referência regional no tratamento de água e esgoto
20/09/2013 14h57

SAAE é referência regional no tratamento de água e esgoto

Fundado em 1959, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Lençóis Paulista se tornou uma referência regional quando o assunto é água e esgoto tratado. Uma série de ações e investimentos garante a autarquia lençoense esse lugar de destaque.

“O SAAE de Lençóis Paulista não tem problema financeiro e temos a filosofia de que o serviço público precisa de gestão. Temos uma equipe de trabalho muito boa e hoje estamos investindo em ações que garantem a prestação de um serviço com qualidade. Nós queremos alcançar um patamar que nos coloque entre os melhores do Brasil”, comenta o diretor do SAAE, José Antonio Marise.

O SAAE de Lençóis Paulista implantou o ISO 9001, está na fase final de implantação do sistema de automação e telemetria, trabalha para acreditar o laboratório de análises junto ao Inmetro (ISO 17025), vai implantar o Plano Diretor de Combate a Perdas de Água e já tem recurso assegurado no Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para fazer o cadastro digital da rede de água, esgoto e galeria.

Atualmente o SAAE está ampliando a área administrativa com investimento de R$ 456.470,59 e construção de 458,49 metros quadrados. Além disso, está sendo implantado o Centro de Educação Ambiental com investimento de R$ 87.935,62 junto à Estação Elevatória de Esgotos.

Nos últimos três anos foram perfurados três novos poços tubulares que produzem cerca de 8 milhões de litros de água por dia num investimento de aproximadamente R$ 4 milhões de reais. Se a qualidade da água já era ótima, a implantação do ISO 9001e 17025 agregará um sistema de gestão que garantirá a qualidade do serviço prestado.

As principais mudanças incorporadas são as metodologias do processo de produção de água e tratamento de esgoto que mostram como é o funcionamento hoje e como será amanhã, sem surpresas e nem improvisos. Tudo com dados reais e atualizados. O foco no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é outro ganho conquistado. Hoje os treinamentos são rotina e o inter-relacionamento das áreas é uma realidade.

O resultado é um serviço de melhor qualidade. A acreditação do laboratório de análises vai possibilitar que o SAAE continue fazendo o controle da água que distribui, já que uma norma técnica, a NBR 17.025 do Inmetro, determina critérios para as análises.

Os laboratórios que não conseguirem a acreditação no Inmetro não poderão mais realizar este tipo de análise. Já o SAAE, além de atender a sua demanda, também vai poder vender este serviço para outras autarquias e empresas que precisam analisar a água distribuída.

“A água é o nosso principal bem, sem ela não existe vida e, por isso, entendo que o nosso serviço tem que ser muito bom. O desafio não é só levar água tratada a todas as residências. É preciso fazer isso da forma correta, sem prejudicar o meio ambiente. Hoje produzimos 29 milhões de litros de água por dia e tratamos 14 milhões de litros de esgoto”, enfatiza Marise.

O sistema de água do SAAE de Lençóis Paulista é formado pela ETA (Estação de Tratamento de Água), que capta 55% da água consumida do Rio Lençóis, e por 12 poços tubulares profundos, que atingem o Aquífero Guarani e Serra Geral, e são responsáveis pela produção dos outros 45% da água produzida pela autarquia.

Já o sistema de esgoto é formado pela ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que fica no bairro Lageado e é responsável por receber os efluentes da cidade toda e pela ETE de Alfredo Guedes que trata todo o efluente daquele distrito. Na foto acima, o diretor do SAAE, José Antonio Marise na ETA.