Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escola Idalina usa arte urbana para combater vandalismo e valorizar patrimônio
13/09/2013 16h42

Escola Idalina usa arte urbana para combater vandalismo e valorizar patrimônio

“Arte na Rua, Arte Sua”. Este tema sugestivo dá nome a um novo projeto iniciado nesta semana na EMEF Idalina Canova de Barros, localizada no bairro Nova Lençóis, que se apoia na arte urbana do grafite para educar e ensinar valores positivos. A intenção não é apenas deixar a escola mais bonita e com muitas cores; é uma aposta para combater o vandalismo e estimular a valorização do patrimônio público.

A EMEF tem sido alvo de pichações e vandalismo aos finais de semana, entre outros problemas relacionados ao uso de drogas no bairro. Foi o que motivou a equipe gestora da escola e a Diretoria Municipal de Educação a traçar uma estratégia para ajudar a reverter a situação.

“A Escola Idalina é a segunda maior escola municipal e, diante do problema, abraçamos a causa e a definimos como prioritária. Então unimos forças e pensamos como uma das ações nesse trabalho educativo para envolver e mobilizar o jovem e a comunidade a partir da arte contemporânea do grafite”, explica Lucinara Barbosa, diretora de Educação.

O trabalho envolve todos os aproximadamente 750 alunos da escola, que serão divididos em equipes para colorir os muros do prédio, com o auxílio de professores, funcionários da unidade e grafiteiros da cidade. A primeira ação ocorreu na terça-feira, dia 10, quando a assessora da área de Artes da Editora Positivo, Maristher Motta Bello, esteve na escola para ajudar os alunos a compreenderem o que é a arte urbana.

“O primeiro passo é refletir sobre a escola como espaço de cultura; a cidade como um patrimônio de todos; e a escola e a cidade como um espaço em que podemos e devemos criar arte e fazer cultura”, disse. “A arte urbana é uma excelente escolha para isso. Esses meninos e meninas, com certeza, têm muito a dizer com o uso do grafite”.

Os alunos então conheceram os artistas mais famosos desse segmento e algumas técnicas de grafite. Depois, inspirados no próprio universo da escola, desenvolveram os primeiros grafismos, que vão compor um projeto maior, de composição dos painéis e pintura dos muros da escola – etapa que será realizada com o apoio de dois grafiteiros profissionais da cidade, Cristiano Paccola e Renan Diego, que inclusive são ex-alunos da EMEF. “Junto com os alunos, vamos deixar a escola mais bonita, colorida e com desenhos que chamem a atenção para mensagens positivas”, comentou Paccola, que atua há 12 anos na área.

A diretora da EMEF, Patrícia Aparecida Sanches Macome, confia no projeto. “Nós estamos com muitas expectativas e percebemos que os alunos ficaram motivados com a proposta. Esperamos que eles levem para a vida o que estão aprendendo hoje”, comentou.

Paralelamente a esse trabalho que envolve arte, a escola e Diretoria de Educação buscaram parcerias para outras ações com diferentes entidades, como Conselho Tutelar, Diretoria de Assistência Social e empresas da cidade, como o Grupo Lwart, que trabalhará liderança com os alunos.

Legenda: A primeira ação ocorreu na última terça, quando a assessora da área de Artes da Editora Positivo, Maristher Motta Bello, esteve na escola para ajudar os alunos a compreenderem o que é a arte urbana