Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escolas são pontos para descarte de lixo eletrônico e óleo até o dia 27
13/09/2013 16h36

Escolas são pontos para descarte de lixo eletrônico e óleo até o dia 27

Aproximadamente 200 professores do ensino fundamental participaram na terça-feira, 10, de uma reunião de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), no Lions Clube, para conhecer as ações de sustentabilidade desenvolvidas no município pela Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente. Na ocasião, também foi lançado o “Mutirão do lixo eletrônico e óleo de cozinha usado”, em parceria com as empresas Eletrolixo e ADN Biodíesel. A campanha começa na segunda-feira, dia 16, e se estende até o próximo dia 27.

Dez ecopontos foram definidos na cidade -a maioria escolas municipais- para descarte e destinação adequada de materiais eletrônicos já sem utilização, como computadores, celulares, pilhas, baterias, Tvs, cabos, fios, entre outros. O diretor de Meio Ambiente, Benedito Martins, explica que os resíduos eletrônicos contém metais pesados que podem contaminar o meio ambiente e oferecer riscos à saúde se descartados de forma inadequada.

Para recolher o óleo de cozinha, que deve ser entregue em garrafas PET, todas as 13 escolas de ensino fundamental receberão recipientes próprios para o armazenamento. A escola que arrecadar maior quantidade de óleo receberá brindes, que serão distribuídos após o mutirão, em comemoração ao Dia das Crianças.

Segundo a Diretoria de Meio Ambiente, o óleo de cozinha é altamente poluente na água. Também pode prejudicar o sistema de esgoto e atrair pragas urbanas, como ratos e baratas.

Ecopontos

FACOL (Rodovia Osni Mateus)

Colégio São José (Jardim Ubirama)

ETEC Cidade do Livro (Jardim Ibaté e Jardim Caju)