Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis já prepara centenário da escola Esperança de Oliveira
30/08/2013 16h54

Lençóis já prepara centenário da escola Esperança de Oliveira

Uma comissão formada por integrantes das Diretorias Municipais de Cultura e Educação, educadores da escola e a comunidade local já trabalha na organização dos festejos que marcarão os cem anos da EMEF Esperança de Oliveira, que ocorrerá em 14 de abril do ano que vem. A escola, localizada no Centro de Lençóis Paulista, é patrimônio histórico do estado de São Paulo.

“Ela faz parte da vida lençoense, de muitas pessoas que estão vivas, de muitas pessoas que já se foram, enfim, de todos que construíram esta cidade. A escola também passou por várias fases da Educação nesses cem anos e nós estamos preparando uma programação para relembrar tudo isso”, diz o diretor de Cultura, Nilceu Bernardo.

Uma das ações é a realização de uma grande exposição. Para tanto, a organização pede para que a população empreste fotos, documentos, cadernos, entre outras relíquias (como uniformes antigos etc), que ajudem a contar a história da escola. Os materiais devem ser entregues na própria EMEF, onde uma equipe já está incumbida de tomar todos os cuidados necessários.

Entre as ações para marcar o centenário, a organização também planeja o lançamento de um livro, atividades culturais e o “Dia do Reencontro” na escola, com a presença de ex-alunos de diferentes épocas.

Comunidade escolar empenhada

Segundo a diretora da EMEF Esperança de Oliveira, Clarice de Alencar Garcia, toda a equipe já começa a ser mobilizada para celebrar a data. “Os professores já receberam os primeiros passos e deverão planejar projetos para uma semana comemorativa em abril”, explica.

De acordo com a diretora, a intenção é envolver tanto os alunos, quanto seus pais e avós. “Queremos que toda comunidade possa fazer parte desse projeto e que os alunos entendam que pela escola onde estudam hoje passaram todas as gerações, que ela formou grandes personalidades do município, enfim, que é uma escola histórica”, aponta.