Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Geraldo Alckmin e Prefeita Bel Inauguram primeira Creche Escola do Estado
02/08/2013 17h04

Geraldo Alckmin e Prefeita Bel Inauguram primeira Creche Escola do Estado

Na manhã de sexta-feira, 2 de agosto, o Governador Geraldo Alckmin, juntamente com o Secretário de Educação, Herman Voorwald; o Secretário do Desenvolvimento Social, Rogério Hamam; da Habitação, Sílvio Torres e a Prefeita Bel Lorenzetti entregaram à população do Residencial Santa Terezinha a Creche Iara Maria Giovanetti Campanholi, a primeira unidade do Estado dentro do Programa Creche Escola. Também acompanharam a cerimônia o Secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas e a Secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi.

A creche foi concretizada graças a uma parceria entre governo do Estado e Prefeitura, na qual o município disponibiliza a área para a construção e o Estado os recursos para a realização da obra e equipamentos. No total, foram investidos R$ 1,5 milhão na Creche Escola do Santa Terezinha .

O Governador ressaltou a rapidez da construção da obra, que foi finalizada em um ano. Alckmin disse que isso serve de estímulo para outros municípios indicando aos prefeitos presentes para que seguissem o exemplo de Lençóis Paulista. “Lençóis Paulista é a capital do Ensino Infantil e poderá ser uma das primeiras cidades do Brasil a uniformizar o Ensino Infantil com Creche e EMEI”, ressaltou o governador.

O Secretário de Educação, em seu discurso, lembrou a missão que o governador deu a Herman para a criação do Programa Creche Escola. “Ao ver esta primeira creche inaugurada, representa a concretização de um sonho que o Governador compartilhou conosco e hoje está acontecendo. É fantástico que a primeira creche seja inaugurada por um município comandado por uma mulher, o que mostra o carinho e o cuidado com as crianças”, enfatizou o Secretário.

A Prefeita Bel disse que “Lençóis está crescendo num ritmo grande e que a administração pública está atenta às demandas dos novos bairros”. Durante sua fala, Bel confirmou a liberação de mais duas creches para a cidade e que serão construídas nos Bairros Ibaté e Maria Luiza IV.

Pedidos atendidos

O Governador anunciou duas liberações de verbas para a cidade. A primeira, no valor R$ 500 mil que serão destinados para a construção do Condomínio Empresarial e mais R$ 900 mil que serão revertidos para a duplicação do numero de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Nossa Senhora da Piedade, e que hoje conta com 5 leitos de UTI.

Creche Escola

Com mais de 800 metros quadrados de área construída, a creche está localizada no residencial Santa Terezinha . O prédio possui sete salas, sendo seis salas de atividades mais uma sala de uso múltiplo e dois berçários. O projeto arquitetônico direcionou um edifício de um só bloco, com racionalidade construtiva. A sala destinada ao uso múltiplo será equipada com computadores para iniciar as crianças na linguagem digital. Essa sala se abre para uma área externa que permite outras atividades como teatro e dança. O prédio também atende à legislação quanto à acessibilidade e aos quesitos de sustentabilidade, adotando aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia.