Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Visa quer diminuir acidentes de trabalho
25/06/2013 14h23

Visa quer diminuir acidentes de trabalho

O Grupo Técnico de Vigilância Sanitária, por meio do setor de Vigilância do Trabalhador, desenvolveu e implantou o RAAT (Registro de Atendimento ao Acidentado do Trabalho). Trata-se de um banco de dados que, desde março, reúne as ocorrências que chegam ao Pronto-Socorro Municipal. As informações de pessoas que sofreram algum tipo de acidente são reunidas em um formulário e repassadas para a Visa. O sistema foi implantado em março. Os funcionários do pronto-socorro, que é a principal porta de entrada de acidentes, foram receptivos ao RAAT e desde então a Visa ampliou o banco de dados sobre acidentes de trabalho. Com esses dados será possível trabalhar a prevenção de forma mais eficaz – com a realização de palestras e treinamentos, por exemplo - apurar irregularidades no ambiente de trabalho,no fornecimento de EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) ou EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva). A ação vem sendo desenvolvida com apoio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), regional de Bauru. A partir desse mês, a ficha também será utilizada por hospitais e prontos-socorros da rede privada. “É um investimento na atenção básica. Conhecer os riscos e danos à saúde presentes no ambiente de trabalho facilita a prevenção. Um funcionário que sofre um acidente de trabalho traz consequências que vão muito além da questão econômica e do aumento na demanda pelo serviço público de saúde. Estamos falando de qualidade de vida. Ele poderá ter uma sequela para a vida toda”, destaca o diretor de Saúde, Márcio Caneppele Santarém.

Números Entre março e maio de 2013, 755 pessoas deram entrada no Pronto-Socorro do HNSP por causa de algum acidente ocorrido no ambiente de trabalho. A média de ocorrências é de 255 por mês. O número pode ser ainda maior, visto que ocorrências atendidas pela rede particular muitas vezes não são repassadas à Visa. Os acidentes mais comuns são cortes, quedas, luxações e acontecem em todos os setores da economia: na indústria, nas empresas que prestam serviço e até com trabalhadores do comércio. Boa parte dessas ocorrências poderia ser evitada com um pouco mais de atenção dos trabalhadores ou com o uso correto do EPI's, por exemplo.