Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Agentes de saúde ensinam pacientes a lavar as mãos de forma correta
21/06/2013 10h11

Agentes de saúde ensinam pacientes a lavar as mãos de forma correta

O expediente nas unidades de saúde de Lençóis Paulista começa com uma palestra dos agentes comunitários antes de começar o atendimento médico. O assunto na pauta é a H1N1, conhecida como gripe suína, que já causou mortes na região. Lençóis Paulista já confirmou um caso positivo da doença.

A palestra consiste num apanhado de informações sobre higiene pessoal: cobrir o rosto na hora de tossir ou espirrar, evitar aglomerações e até mesmo uma aula completa sobre como lavar as mãos. Os agentes reforçam que é preciso usar sabão e esfregar bem as costas e palma das mãos. Também é recomendável o uso de álcool em gel.

Outro ponto destacado são as características da H1N1. Sintomas que costumam se apresentar de forma moderada em gripes comuns (dor nos olhos, dor de cabeça e febre) são bem intensos em pessoas que pegaram a gripe suína. Dor de garganta e catarro são sintomas mais brandos da H1N1.

Deixe a luz do sol entrar

A Diretoria de Saúde também reforça os cuidados em casa. Nessa época é importante manter os ambientes arejados e limpos. Roupas que estiveram muito tempo guardadas, cobertores e travesseiros precisam de sol.