Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / “De Corpo Inteiro”, obra apresenta biografia de Alexandre Chitto
11/06/2013 16h57

“De Corpo Inteiro”, obra apresenta biografia de Alexandre Chitto

A prefeita Bel Lorenzetti e o diretor de Cultura, Nilceu Bernardo, participam na sexta-feira, 14, da cerimônia de lançamento do livro “Alexandre Chitto – de Corpo Inteiro”. Escrito pelas colaboradoras e filhas do historiador, as professoras Therezinha Elda Chitto e Meiry Chitto, a obra traz o relato da vida cotidiana do jornalista e historiador Alexandre Chitto. A cerimônia aberta a toda comunidade, tem início às 20h, no hall do Museu Alexandre Chitto, e marca também os 25 anos de fundação do Museu.

Biografia

Filho de imigrantes italianos, o jornalista e historiador Alexandre Chitto nasceu no dia 07 de Fevereiro de 1901 no bairro da Rocinha em Lençóis Paulista. Iniciou seus estudos nas Escolas Isoladas do Município.

Em 1914 foi para a Itália com os familiares e aí estudando recebeu o Certificado do Curso de Madureza. Na volta para o Brasil, passou a residir em São Paulo, onde freqüentou a Escola de Comércio “12 de Outubro” (diplomando-se Perito Contador) e a Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo, no prédio da Escola “Alvares Penteado”.

Retornando a Lençóis, trabalhou no comércio e paralelamente iniciou-se no campo jornalístico, fundando o jornal O Eco no dia 6 de Fevereiro de 1938. Começou suas pesquisas sobre a história de Lençóis. Colaborou com crônicas nos livros: ”Pensando Alto” e “Antologia dos Escritores Lençoenses” (I e II).

Alexandre Chitto, envolvido pela história de Lençóis Paulista , motivou-se em instalar um Museu na cidade. O Museu Histórico e Cultural “Alexandre Chitto”, hoje “Museu Alexandre Chitto”, foi inaugurado dia 23 de Abril de 1988 e possui um acervo numeroso e diversificado, que chama a atenção pela importância e raridade das peças.

Faleceu no dia 11 de setembro de 1994, deixando três presentes culturais e uma valiosa contribuição para preservar a memória da terra natal que ele tanto amou: O Jornal O Eco, os Livros Históricos sobre Lençóis Paulista e o Museu Histórico e Cultural.

Serviço: Lançamento do Livro de Corpo Inteiro, às 20h, no Museu Alexandre Chitto, localizado na rua Coronel Joaquim Anselmo Martins, 575 – centro.