Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeita Bel recebe deputado Milton Monti e representantes da ALL e DNIT
04/06/2013 18h22

Prefeita Bel recebe deputado Milton Monti e representantes da ALL e DNIT

A Prefeita Bel Lorenzetti recebeu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira, 04 de junho, o deputado Federal Milton Monti (PR) que veio acompanhado do Assessor de Relações Institucionais da ALL, Emanoel Tavares Costa e do Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte de São Paulo (DNIT), Ricardo Rossi Madalena. O grupo anunciou os estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTA) para verificar a possibilidade da construção do contorno ferroviário na cidade de Lençóis Paulista (ALL) e dos estudos e projeto executivo para a possível instalação de passagem de nível nas ruas Niterói e Cel. Joaquim Anselmo Martins (DNIT).

No caso da ALL, o EVTA deve ser concluído em 120 dias e analisa a capacidade da ferrovia nos municípios, o melhor traçado, a segurança, instalação de passagens de nível, entre outros aspectos técnicos. O trabalho também considera aspectos de engenharia, socioeconômicos e ambientais que serão necessários para a execução do projeto. O custo inicial do estudo é de R$ 500 mil.

O contorno ferroviário é uma obra de infraestrutura pública que deve ser pleiteada pelas prefeituras junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). As obras são executadas com recursos do governo federal e a ALL – concessionária responsável pelo serviço de transporte de cargas – realiza uma consultoria técnica no projeto para assegurar a segurança e a produtividade da operação ferroviária. O contorno ferroviário oferece uma série de benefícios, com a circulação fora do trecho urbano, é possível reduzir problemas como barulho das buzinas e interrupção do tráfego de veículos em passagem de nível.

Segundo o superintendente da ALL, serão apresentados três traçados (projetos) sendo que um dos seus principais objetivos será tirar o tráfego de trens no centro da cidade, uma vez que ele deverá aumentar futuramente, por conta da Vetria Mineração, que irá atuar na extração, transporte e comercialização de minério de ferro de Corumbá (MS) via terminal portuário próprio em Santos (SP).

Passagens de nível

O engenheiro do DNIT explicou que o projeto básico, executivo e o EVTA das duas passagens de nível será feito pela empresa Vega a um custo de R$ 1.019 milhão, valores que serão pagos pelo DNIT. O prazo para a conclusão do projeto, segundo Ricardo Madalena é de sete meses.

O projeto do DNIT não invalida o que será elaborado pela ALL, sendo que há a possibilidade de os trilhos serem retirados da área central e a construção das passagens de nível.

A Prefeita Bel disse estar feliz com as notícias e vai aguardar os 120 dias para o estudo para então discutir se conquista um, ou os dois projetos. “Há um interesse comercial e também o lado do cidadão lençoense que quer segurança e tranquilidade e se estes projetos saírem do papel, vamos ficar muito felizes”, resumiu a Prefeita.