Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura inaugura Jardim Sensorial
04/06/2013 16h30

Prefeitura inaugura Jardim Sensorial

A prefeita Bel Lorenzetti e o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Benedito Luiz Martins, inauguram nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Jardim Sensorial e o Mini Zoológico de Esculturas, um espaço com muito verde voltado para a educação e a preservação ambiental.

O local fica no Parque do Povo, próximo ao Viveiro de Mudas e apresenta esculturas de animais que vivem na fauna brasileira, alguns deles em risco de extinção. Cada animal representado pela escultura terá um áudio e à medida que os visitantes se aproximarem da peça ouvirão informações referentes ao animal, seu habitat e hábitos alimentares.

A Administração Municipal investiu R$ 156,022 mil na obra. Deste total, R$ 92,3 foram investidos com recursos da própria Prefeitura e R$ 63,7 mil liberados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

O jardim sensorial tem como objetivo a percepção e valorização do mundo vegetal por outros meios além do olhar, além da visão. Neste jardim sensorial o tato, o olfato e o paladar são estimulados à percepção do ambiente natural.

O espaço recebeu plantas aromáticas, com folhas de texturas diferentes, plantas cujas as folhas podem ser utilizadas como temperos e que, portanto, apresentam gostos diferentes. Algumas plantas apresentam flores coloridas, como estímulo também à observação da beleza da natureza. O espaço é adaptado para atender deficientes visuais e cadeirantes.

Mini Zoológico de Esculturas

Já o mini zoológico busca oferecer atividades de educação ambiental, sobretudo com crianças. Através de observação das esculturas dos animais, audição de CD que apresenta suas características e habitats, e de vídeo que mostra o comportamento destes animais, todos pertencentes aos biomas brasileiros, pretende-se estimular a curiosidade das crianças e realizar a reflexão do que está ocorrendo com estes animais das nossas matas. Como preservá-los, como dar-lhes condições de sobreviverem, terem seus filhotes, se alimentarem e viverem em harmonia com o homem.

Serviço:

Inauguração do Jardim Sensorial de Lençóis Paulista – Avenida Marino de Santis s/nº (Parque do Povo) – ao lado do Viveiro Municipal de Mudas João Romano