Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis recebe Teatro a Bordo com atividades gratuitas para todas as idades
03/06/2013 20h57

Lençóis recebe Teatro a Bordo com atividades gratuitas para todas as idades

O que cabe dentro de um container? Um palco, um cinema, um circo, oficinas, bonecos, vaqueiros, cantadores e muitos contos. O Teatro a Bordo estaciona seu caminhão itinerante em nesta terça-feira, 4, com atividades gratuitas para todas as idades na Concha Acústica, a partir das 14h.

Mais de 300 mil pessoas já viram as apresentações do grupo, que desde 2007 percorreu 100 municípios em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Tocantins, com atrações para tocar, ver, sentir e rir. O patrocínio é da Polimix.

A atriz Talita Berthi, produtora e idealizadora do projeto, detalha o tema dos espetáculos: “Fazemos uma homenagem às nossas tradições orais, trazendo histórias e personagens da nossa cultura popular, destacando as imagens e visões de mundo. São narrativas que circulam por muitas gerações no imaginário das pessoas. São frutos do espírito inventivo do nosso povo, testemunhando usos, costumes, ideias e saberes. Entre eles, a famosa história da Cinderela e contos recolhidos por Câmara Cascudo, como O Compadre da Morte e Quirino, o Vaqueiro do Rei.”

O acesso a obras de teatro e atividades lúdicas são os principais objetivos do Teatro a Bordo que, por meio de um equipamento cultural itinerante, propicia programações variadas em espaços diversos, democratizando o acesso à cultura, inclusive nas comunidades mais distantes dos centros.

Uma realização do Grupo Teatro Aberto e da BERTHI Produção e Arte, o Teatro a Bordo conta com o patrocínio da Polimix, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, parceria comercial com J. Leiva Cultura & Esporte e apoio local da Prefeitura de Lençóis Paulista, através da Diretoria de Cultura. Confira a programação:

14h00 - Recicla Mundo: Criação de Bonecos - Criação de brinquedos inspirados nos personagens da lenda Como Surgiu a Noite, reutilizando papelão e outros materiais. Com Edivaldo Costa e Cida Cunha.

15h00 - Teatro: Embornal de Histórias - Dois contadores de histórias se encontram e dividem suas experiências de viagens pelo mundo. A tradição oral em primeiro plano. Com Grupo Teatro Aberto.

16h30 - Artistas da cidade - Grupo Atos & Cenas com “Histórias de Um Boneco Pinóquio.

17h30 - Contando histórias - Criação de um conto coletivo, escrito pelo público no local do evento. Com Edivaldo Costa.

18h30 Cinema - Curtas Metragens Nacionais - Seleção de filmes de animação brasileiros.

19h00 Intervenção Teatral: Como Surgiu a Noite - O surgimento da noite segundo a lenda indígena, contada com bonecos e efeitos audiovisuais. Com Grupo Teatro Aberto.

19h30 Teatro: Cinderela Brasileira - Um contador de causos nos revela a história de Cinderela Brasileira - a clássica história agora ambientada farsescamente no sertão nordestino. Com Grupo Casa3.