Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Cia Atos & Cenas apresenta texto de Orígenes Lessa
24/05/2013 15h35

Cia Atos & Cenas apresenta texto de Orígenes Lessa

A Companhia Atos & Cenas sobe ao palco do auditório da Casa da Cultura, para encenar neste domingo, 26, o espetáculo “A Floresta Azul”, uma adaptação do livro homônimo do escritor lençoense Orígenes Lessa. A apresentação tem início às 20h. Os ingressos custam R$ 5,00 e estão disponíveis na Casa da Cultura Professora Maria Bove Coneglian.

Fundada em 1989, a Companhia Atos & Cenas busca fomentar o teatro e consequentemente a arte. Ao longo dos anos a companhia solidificou suas bases e se firmou como referência teatral no interior paulista. Tornou-se núcleo de produção da Cooperativa Paulista de Teatro, mantendo sua sede na Casa da Cultura “Professora Maria Bove Coneglian”.

Além da formação crítica da plateia, (crianças, jovens e adultos), a equipe trabalha no ensino teatral, compartilhando experiências e conhecimento com a comunidade. Mantém como sua principal característica, pesquisar autores, estilos, linguagens e gêneros em busca de qualidade técnica e artística.

Desde sua fundação a equipe mantém parceria com a Diretoria de Cultura da Prefeitura de Lençóis Paulista que disponibiliza a utilização do espaço para preservação e divulgação de seu acervo, além de espaço para criação e apresentações dos resultados de suas pesquisas. Como contrapartida a equipe desenvolve projetos de investigação, formação e democratização da arte teatral na comunidade.

O grupo participa de festivais e eventos, levando o teatro às mais diversas regiões, com uma média de duzentas apresentações por ano. Projetos como: O teatro vai à escola, A escola vai ao teatro, e Teatro para todos, fazem parte de seu repertório. Realiza parceria com secretarias de Educação e Cultura de vários municípios.

Sinopse

A Floresta Azul vivia naquela paz! Todos os bichos se respeitavam e quem queria comer carne de outro bicho tinha de caçar em outra floresta. Essa felicidade acabou quando a onça, cansada de ser Comadre, proclamou a si mesma Rainha da Floresta Azul, com direito de comer qualquer súdito de seu reino.

Foi o que declarou aos catetos, que ela nomeou seus agentes de confiança. Um sagui ouviu tudo e espalhou a notícia pela floresta. Reuniram-se um velho sagui, um velho jabuti e o Vovô Coelho, representantes das espécies de bichos mais inteligentes da floresta, para enfrentar o perigo. Foi quando o Vovô Coelho, muito sabido e experiente, anunciou que tinha um plano para acabar com o cruel reinado da Rainha.

Transcrever cenicamente o universo humano da floresta concebida por Orígenes Lessa é fabuloso. Não só por se tratar de animais com comportamento humano, mas por se tratar de animais com comportamentos complexos, profundos e politizados; somente primários nos desejos que sobressaem nos sedentos de poder, nos ambiciosos, nos heróis, bandidos e mocinhos tratados na literatura universal que se mostram simplificados e simbolizados neste sublime trabalho de carpintaria de Orígenes.

Simbólico também se torna toda a trama, cenários, figurinos, movimentos, interpretações e projeções comungados na montagem. Uma mistura de corte e colônia, realeza e plebe, comando e comandados, oprimido e opressores dá o movimento e dinâmica condutora da peça que se desenvolve num crescente de ascensão e desmoronamento do poder mal conduzido e pretensioso, sem moral de história, mas de uma lição de vida experimentada por todos os envolvidos fisicamente e/ou intelectualmente, potencializando as forças para o bem e para a descoberta da verdadeira felicidade no compartilhamento e na amizade.