Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista participa do PROÁGUA há 12 anos e garante consumo seguro para a população
24/05/2013 14h29

A Diretoria de Saúde, por meio do Grupo Técnico de Vigilância Sanitária, garante que os lençoenses tenham água de boa qualidade em todas as torneiras. A distribuição e tratamento de água em Lençóis Paulista foi assunto na Câmara de Vereadores na segunda-feira, 20 de maio. Na ocasião, o diretor de Saúde, Márcio Caneppele Santarém, realizou audiência pública de prestação de contas do primeiro quadrimestre e respondeu a questionamentos dos parlamentares. “Saúde não é só atendimento médico. É esporte, lazer, cultura, saneamento básico. O tratamento adequado da água e do esgoto está diretamente ligado à saúde da população e a Diretoria fiscaliza a água que é distribuída aos lençoenses”, resumiu o diretor. PROÁGUA A análise da água distribuída à população é feita mensalmente pelo Grupo Técnico de Vigilância Sanitária, por meio do PROÁGUA, programa da Secretaria Estadual de Saúde. O programa existe há cerca de 12 anos. Atualmente são 13 pontos aleatórios de coleta. Pode ser uma residência, uma praça pública, igreja, escola, unidade de saúde, mas os locais são sempre diferentes. Endereços onde ocorreram o recolhimento e horários ficam registrados para controle. As amostras sempre vêm do registro da casa ou imóvel. Isso porque a água que chega até o cavalete é de responsabilidade do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). A água que sai dali encanada para o restante da residência pode sofrer alterações causadas por material, encanamento implantado de forma irregular, caixa d'água, entre outros fatores. No momento da coleta, os técnicos já realizam uma primeira análise para verificar a potabilidade. São checados a quantidade de cloro, temperatura e PH. Se algum desses itens estiver fora do normal, a Vigilância Sanitária imediatamente entra em contato com o SAAE, para que sejam feitas correções. Uma outra amostra é acondicionada em caixa térmica e no mesmo dia encaminhada para análise do Instituto Adolfo Lutz, que verifica a concentração de outros componentes, como o flúor, por exemplo. Os resultados do Adolfo Lutz dos últimos meses mostram que as amostras coletadas no município estão dentro dos padrões de normalidade e podem ser consumidas com segurança pelos lençoenses.