Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis investe em frutas no cardápio dos estudantes
03/08/2010 18h31

Lençóis investe em frutas no cardápio dos estudantes

Neste segundo semestre, a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, através da Diretoria de Educação, inicia o Projeto Mais Vitaminas. Cerca de 2.800 crianças de Ensino Infantil e Fundamental passam a contar com frutas na merenda escolar, duas vezes por semana.

A medida atenderá as escolas EMEI Áurea Damaceno Bernardes, EMEI Philomena Briquesi Boso, EMEI Marcelino D. Queiroz, EMEI Maria Cordeiro Orsi, EMEI Monteiro Lobato, EMEI Walt Disney, EMEI Ivone Conti, Emeif Amélia Benta, Emeif Elisa Pereira De Barros, EMEI Irma Carrit, Emeif Nelson Brollo e EMEI Tereza Jacon. Nesta fase a prioridade são os estudantes do Ensino Infantil, mas nas escolas que atendem ao Ensino Infantil e Fundamental todos os estudantes passam a receber as frutas.

A distribuição das frutas começou na última quinta-feira, 29 de julho. O diretor de Educação, Luiz Eduardo Conti, e a nutricionista coordenadora da Cozinha Piloto, Celeide Boso, acompanharam a entrega na escola Nélson Brollo, no Jardim Monte Azul.

“A vitamina é muito importante para o crescimento das crianças. É um composto orgânico que regula o organismo e protege o nosso corpo de eventuais infecções”, explica a nutricionista e coordenadora da Cozinha Piloto. “Gradativamente, nós queremos expandir esse projeto a todos os estudantes da rede municipal da cidade”, complementa.

O diretor de Educação, Luiz Eduardo Conti, acrescenta que a medida agrega dois aspectos primordiais. O primeiro é a nutrição propriamente dita. O segundo, é o estimulo ao desenvolvimento de bons hábitos à mesa. “É a educação integral do ser humano. Pensamos não só nas questões científicas, nas matérias, mas também no estímulo aos hábitos saudáveis de vida”, comenta.

Até o final do ano, o investimento total será de R$ 53.600. A cada vez, serão distribuídos 337,5 quilos de maça, 377 quilos de laranja, 340 quilos de melão, 337 quilos de abacaxi, 337 quilos de banana nanica, 393 quilos de banana prata, 336 quilos de melancia e 336 quilos de mamão.

A distribuição de frutas já vinha sendo feita há algum tempo para 1.600 crianças, nos centros educativos, creches, APAE, OCAS e Lar das Crianças.

Programa de alimentação e nutrição de Lençóis Paulista

Desde 1980 Lençóis Paulista conta com o Centro de Alimentação Municipal, que possui uma cozinha piloto central, uma padaria e um equipamento vaca mecânica onde são produzidos leite e suco para os estudantes. O serviço atende seis escolas estaduais, 10 creches, 4 centros educativos, 13 Emeis, 14 escolas municipais, Apae e Lar das Crianças.

O centro de alimentação conta hoje com 36 funcionários distribuídos entre padaria, vaca mecânica, motoristas, ajudante de motorista, estoquista, cozinheira, agente administrativo, nutricionista, legionária e agente de serviços gerais.

Os cardápios são elaborados por uma profissional especializada em nutrição atendendo a Resolução 38 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE) , com a apreciação do Conselho de Alimentação Escolar.

As compras de todos os gêneros são efetuadas pelo departamento de Suprimentos, sendo a maioria por pregões presenciais. A meta é sempre buscar qualidade, rendimento e menores preços.