Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Estudantes de Lençóis vão se desenvolver brincando
30/07/2010 17h40

Estudantes de Lençóis vão se desenvolver brincando

Proporcionar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional por meio de jogos de pensar. Esse é o objetivo do programa Mente Inovadora, que já se torna realidade em Lençóis Paulista junto à empresa Mind Lab Group, presente em 35 países e mais de 200 escolas do Brasil. Já neste semestre os estudantes lençoenses começam a trabalhar com essa metodologia inovadora, que estimula o pensar de maneira bastante atrativa: brincando. Por isso, na última terça-feira, 27, os professores e gestores que atuarão no projeto piloto do município começaram a ser capacitados para trabalhar com o método.

As ações começam pelas escolas municipais Philomena Briquesi Boso, em Alfredo Guedes, e Guiomar Fortunata Goneglian Borcat, no Jardim Caju. Todas as séries contarão com as atividades, que serão implementadas dentro do próprio currículo escolar.

A Diretoria de Educação de Lençóis Paulista já recebeu os jogos que possibilitam atuar com a metodologia. De forma lúdica, ela estimula o desenvolvimento de quatro aspectos principais da inteligência: consciência, habilidades de raciocínio, habilidades sociais e transferência interdisciplinar.

“Nós utilizamos os jogos como um meio”, aponta Amanda Ribeiro Monteiro, gestora pedagógica do núcleo da Mind Lab de São José do Rio Preto, que esteve em Lençóis Paulista na última terça para capacitar os mais de 70 professores e gestores que participaram do primeiro encontro.

Segundo a gestora, serão transmitidos conhecimentos por meio de metáforas, capazes de levar o conteúdo aos estudantes de maneira bastante prazerosa. “Eles vão aprender a cooperar com os outros, a respeitar as diferenças, a lidar com regras, a lidar com a auto-estima. Ou seja, são jogos associados à vida ”, explica.

Antes de iniciar as atividades, os educadores ainda passarão por outros quatro encontros, um por semana.