Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Professores passam por treinamento para incluir empreendedorismo nas aulas
30/07/2010 12h30

Professores passam por treinamento para incluir empreendedorismo nas aulas

Mais de 20 professores das escolas municipais de quinta a oitava séries participam nesta semana de capacitação com foco em empreendedorismo. A abertura ocorreu na segunda-feira, 26, na Diretoria de Educação, e a formação se estende até a próxima sexta, com o objetivo de habilitar os educadores a incluir esse tema no cotidiano da sala de aula. É o programa Educação Empreendedora, uma parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas) com a Prefeitura de Lençóis Paulista.

Aproximadamente 1.500 alunos, com idade entre 11 e 14 anos, estarão envolvidos com a ação que ganhou o nome de “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”. Mas se engana quem pensa que a intenção é simplesmente estimular os estudantes a serem futuros empresários. Os temas abordados - entre eles a convivência com o outro, o trabalho em equipe, a liderança- podem ser aproveitados por todos, independente do campo de atuação, e por toda a vida. É que o profissional de hoje, para ter sucesso, precisa contar com características que vão além da base técnica de cada profissão. Mais que nunca, aspectos comportamentais como criatividade, trabalho em grupo, poder de decisão, capacidade de resolver problemas e boa comunicação, entre outros quesitos próprios dos empreendedores de êxito, também são necessários.

Quem explica é Rejane Leatrice De Marco, consultora de Desenvolvimento de Soluções Educacionais do Sebrae, que capacita os professores lençoenses junto à analista dessa mesma instituição Zenaide Mota. “Se eu não for um empresário, posso ser um empregado empreendedor. É esse conceito que o Sebrae quer passar. Você, sendo uma pessoa empreendedora, sempre terá maior facilidade em conseguir se relacionar bem e fazer um bom trabalho”, diz a consultora.

“A intenção é que os alunos sejam multiplicadores das ideias e que façam a transposição delas para as suas vidas”, acrescenta Marli do Amaral Sant'Ana, Coordenadora do Ensino Fundamental ciclos 3 e 4. “É um trabalho que estamos realizando com muita perspectiva. Primeiro fazemos a formação dos professores, para depois organizarmos as atividades no dia a dia da escola”, explica.

A abertura da formação contou com as presenças da prefeita Izabel Cristina Campanari Lorenzetti, do diretor de Educação Luiz Eduardo Conti, e do diretor de Desenvolvimento e Geração de Emprego e Renda, Altair Aparecido Toniolo, o Rocinha.