Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ideb de Lençóis Paulista supera a meta e até antecipa projeção de 2011
07/07/2010 18h18

Ideb de Lençóis Paulista supera a meta e até antecipa projeção de 2011

O Ministério da Educação divulgou na segunda-feira, 5 de julho, o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referente a 2009, e o momento é de boas notícias para Lençóis Paulista. A média das escolas da rede municipal superou a meta projetada ao município pelo MEC.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental o índice subiu de 5 para 5,8 e já até ultrapassou a meta projetada para 2011, que é de 5,7. A projeção para o resultado de 2009 em Lençóis Paulista era de 5,3.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a cada dois anos. Ele foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em 2007 e reúne num só indicador dois conceitos importantes para a qualidade da educação, o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Nas séries finais, o município, com o índice 4,7, também superou a meta, antecipando a projeção de 2011. A meta para 2009 era 4,4.

“O resultado é muito positivo e reflete um trabalho realizado em equipe”, diz o diretor de Educação Luiz Eduardo Conti. “E acredito que com as medidas que estamos implantando teremos um resultado ainda maior no próximo Ideb”, vislumbra.

Entre as medidas adotadas pela Diretoria com foco na melhora do desempenho da rede municipal está a jornada ampliada dos professores e o intenso investimento na formação dos educadores, que ocorre em proporção nunca anteriormente vista na história de Lençóis.

Outras informações

Todas as tabelas, por Estados, municípios ou escolas estão disponíveis no endereço online: portalideb.inep.gov.br. Ao abrir a página, o interessado deve clicar em Planilhas para Download.

* Na foto, Luiz Eduardo Conti, diretor de Educação de Lençóis Paulista