Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura entrega ESF do Caju
19/04/2013 19h40

Prefeitura entrega ESF do Caju

Entra em funcionamento na próxima segunda-feira, 22 de abril, a nova unidade de saúde do Jardim Caju. A cerimônia de inauguração da ESF (Estratégia Saúde da Família) Luiz Fernando Lellis de Andrade aconteceu na manhã desta sexta-feira, 19 de abril, em clima de festa e comoção (veja galeria de fotos).

O discurso da prefeita Bel Lorenzetti, que chamou os servidores da saúde de 'anjos', emocionou os profissionais. “Toda a estrutura que vemos aqui é a soma de muitos esforços. Quero fazer um agradecimento aos servidores da Diretoria de Saúde, em especial àqueles que prestam serviço nesta unidade”.

Trata-se de uma unidade de aproximadamente 380 metros quadrados, capacidade para abrigar duas equipes de ESF, e com consultório odontológico. A capacidade de atendimento é para oito mil pessoas ou duas mil famílias, atendendo a demanda de uma região da cidade que está em fase de expansão populacional.

“Mesmo em ano de crise nós estamos crescendo. Em 15 dias, tivemos duas inaugurações de ESF. Temos uma outra unidade sendo construída no Jardim Monte Azul, que vai fortalecer essa região”, anunciou o diretor de Saúde, durante a cerimônia de inauguração. No dia 5 de abril, a Prefeitura entregou as obras de reforma e ampliação da ESF Winter Malatrazi, no Júlio Ferrari.

Com a estrutura da nova ESF a Diretoria de Saúde pode implantar a oitava equipe de agentes. Isso eleva a cobertura do programa para mais de 40% da cidade e possibilita a implantação do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Trata-se de um programa do governo federal para custeio de mais profissionais a serviço da rede, como fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e farmacêuticos.