Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Cultura e Duratex trazem projeto Emcena Brasil para Lençóis Paulista
02/04/2013 14h53

Diretoria de Cultura e Duratex trazem projeto Emcena Brasil para Lençóis Paulista

Uma parceria entre a Diretoria de Cultura de Lençóis Paulista e Duratex, traz para Lençóis Paulista o projeto Emcena Brasil – Circuito Paulista. A Caravana do Emcena Brasil chega com seu teatro móvel nos dias 03 e 04 de Abril, o projeto é um contêiner com uma grande tenda adaptada e que será montado na Praça Comendador José Zillo, a Concha Acústica, com uma intensa programação que inclui oficinas, contações de histórias, apresentações de espetáculos teatrais para crianças e adultos, espetáculo de circo, show de música, além de uma sessão de cinema e muito mais. A programação começa a partir das 15h e vai até às 22h.

Sobre o Emcena Brasil

O Projeto Emcena Brasil nos últimos cinco anos já percorreu mais de 120 cidades em todo o país, atendendo mais de 300 mil pessoas e irá visitar 11 municípios da região. Com uma estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema, 400 banquetas e uma grande tenda para abrigar a plateia, a caravana apresentará uma variada programação a todos os presentes sem distinção, com a mesma qualidade de salas convencionais de teatro, porém com a vantagem de ser totalmente gratuito. O projeto é realizado por meio da lei de Incentivo Fiscal da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo cia ProAc-Icms e conta com o apoio da prefeitura de Lençóis Paulista e da Secretaria Municipal de Cultura.

Cia Abaréteatro vem capitaneando o projeto desde 2007 e traz na programação seis renomados grupos de teatro, mamulengos, música e circo e que se apresentarão com os seus principais espetáculos do repertório. Todos trazem na bagagem mais de 20 anos de experiência além de um excelente currículo recheado de premiações tanto nos principais centros culturais do país, como nos mais importantes Festivais de Teatro e Cultura tanto do Brasil como no exterior.

Ao todo serão mais de 40 artistas e técnicos que desfilarão suas habilidades em dois dias de eventos. O excelente nível artístico e a interação com a plateia, presente em todas as apresentações, aliado a tecnologia de luz e som proporcionarão aos espectadores um excelente divertimento, num evento único, valorizando a cultura popular, o artista nacional e garantindo boas gargalhadas e um ótimo dia de lazer para toda a família.

Segundo Orlando Moreno, criador e idealizador do projeto, “esses últimos anos de circulação nas mais variadas regiões de norte a sul desse país foram muito gratificantes, tanto para adquirir experiência como para aprender com a cultura de cada localidade”, conclui. “Depois de milhares de quilômetros rodados, nós estamos, de fato, levando a cultura onde o povo está. E o mais importante é que estamos consolidando o projeto como uma arena de congraçamento, de confraternização, num reencontro do povo com sua própria cultura, numa mostra efetiva de que ao contrário do que dizem, todos adoram o bom teatro, a boa música e apreciam a arte como um todo participando ativamente. Crianças e adultos se divertem com o gracejo do palhaço, se emocionam com a história bem contada e, como gente grande, sem pudor e nem preconceito, são capazes de reviver a criança que existe dentro de cada um. E ao final, agradecidos retribuem aplaudindo entusiasticamente todos os artistas ”.

Programação

PRIMEIRO DIA

15h Contação de História : Pedro Pedroca Catimbirimboca - A História deSylvia Orthoff “ O pipi choveu aqui” vira uma deliciosa contação para crianças e adultos que mostra todo o ciclo da água na natureza, a evaporação, a chuva e assim por diante .Pedroca ao ouvir falar de tanta água começa a ter vontade de ir no banheiro mas envergonhado acaba fazendo na sala de aula . A História apresenta Pedroca e sua amiga Sylvoca e a professora dedicada Dona Maroca como bonecos de espuma especialmente confeccionados para a história. Nesta contação os apuros de Pedroca são compensados pela verdadeira amizade, o amor e a compreensão da simpática professora. Com texto e adaptação de Luciana Marques.

16h Oficina de plantio de sementes - Complementar a história de Pedro Pedroca que fala sobre o ciclo da água essa oficina busca incentivar o plantio de uma semente, o cuidado com a terra, e as necessidades do nosso planeta com relação ao verde . Ao final uma colagem e desenhos com lápis coloridos e giz de cera mostrará a todos o planeta que queremos e esse trabalho artístico irá embalar o vasinho com a semente que a criança levará para casa pra acompanhar a vida dessa plantinha que em poucos dias irá germinar .Com Valéria Alves

17h Espetáculo para Crianças: BOI VIRAMUNDO - Lelé lamparina e sua fiel companheira Bonitinha acompanhados por um Boi Bumbá estão fazendo uma viagem saboreando as mais diversas comidas típicas do país, ao chegar no churrasco gaúcho o Boi ao saber seu destino fatal tem um ataque do coração e morre. Sentindo-se culpados pela morte do mais novo amigo saem em busca de mandingas e curas milagrosas para ressuscitar o Boi e acabam se deparando com diversas entidades folclóricas. Boi Viramundo é uma viagem ao folclore brasileiro, com literatura de cordel e formas animadas é um espetáculo vibrante para adultos crianças e para toda a família sem distinção.

19 h Teatro de Mamulengos: As folias do Terreiro do Seu Mané Pacaru - Seu Mané Pacaru celebra o casamento de sua filha Marieta com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento, uma grande festa será realizada. E eis que o conflito se estabelece: O coisa ruim, o “fut” como é chamado o diabo, invade a festa impedindo o casamento e obrigando a Marieta casar com ele. A brincadeira segue um roteiro estabelecido, porém o desfecho é sempre compartilhado com o público Para acompanhar e dinamizar a apresentação, o Teatro de Mamulengo da Folia é acompanhado pelo Trio Agrestino. Com Danilo Cavalcante e Trio Agrestino.

20h Sessão Curta Brasil - Uma seleção de filmes premiadíssimos nos diversos Festivais de Cinema espalhados por esse país . A Sessão curta Brasil e uma seleção de quatro curtas-metragens de animação abordando a temática nacional, o folclore, as lendas e crendices populares, além de apresentar as diversas formas de animação já produzidas com muito esmero por produtora renomadas no cenário nacional e fundações educacionais de arte cinematográfica .

21h Teatro para adultos: A Noiva do Defunto - ANDAIME TEATRO UNIMEP - Conta a história de um homem que é confundido com seu primo que acaba de morrer, noivo de uma jovem encalhada, num misto de farsa e melodrama a montagem foi desenvolvida dentro do universo do circo-teatro, aproveitando pesquisa iniciada pelo grupo em 2003

Direção de Antonio Chapéu e formam o elenco da peça , Bruno Agulhari, Márcio Abegão, Jenifer Garcia , André Stenico, Thiago de Lucas e Joseane Bigaran.

SEGUNDO DIA

15 h Contação de História: O MOSQUITO FREDERICO COM SIRICUTICO

O Mosquito Frederico, que não é o da dengue está com Siricutico pois o vovó fechou a janela e ele não consegue entrar , pra piorar todos os bichinhos lhe dizem como fazer mas ele insiste em ser turrão , até que o ratinho lhe explica a força das palavras mágicas ; Com licença, Por favor , Obrigado e pronto lá vai Frederico passear pela casa achando que é o dono do mundo só porque agora sabe que cortesia e educação abrem portas até pra quem quer fazer confusão .Texto de Jonas Ribeiro, com Luciana Marques

16h Oficina de Confecção de Fantoches - A Cia de Teatro Mão Livre desenvolveu pesquisas no sentido de aprimorar o processo de aprendizado visando desenvolver habilidades manuais, bem como incentivar a criança e o adulto ao hábito da leitura Para isso uniu técnicas de confecção de bonecos e formas animadas com diversos materiais recicláveis no intuito de tornar prazeroso esse processo e assim criar uma dinâmica envolvente no ato de contar histórias e fabricar os personagens integrantes dessas mesmas histórias. Um pouco dessa técnica será repassada as 30 crianças e ou adultos que se inscreverem e terão de presente o seu próprio personagem desenvolvido na oficina. Para professores e adultos as técnicas terão o objetivo de formar multiplicadores do saber.Com Valéria Alves . Materiais: Retalhos, Feltros pedrinhas e botões, chitinhas papel de jornal e cordões

17h Espetáculo para Crianças: FAZ DE CONTA QUE TEM HISTÓRIA - A Cia Abaréteatro traz o espetáculo Faz de Conta, a companhia que completa 20 anos de história já acumulou mais de 90 prêmios de teatro nacionais e internacionais. Em seu elenco o Palhaço Lelé Pimentão ( Orlando Moreno) com mais de 30 anos de carreira e inúmeras montagens ao lado de grandes nomes do Teatro e da TV brasileira, além dele sua companheira Belinha (Luciana Marques) traz a graça e o humor necessário para completar com muita competência uma perfeita dupla de clowns No melhor estilo do circo-teatro brasileiro com muito humor e criatividade a platéia assistirá momentos importantes da História do país, quando esses dois atrapalhados clows “ Lelé & Belinha” resolvem ser palhaços de um circo que está fechando as portas. Para tentar salvar o circo, decidem contar uma última história: “A História do Brasil – De Cabral à Republica Virtual”. Só que desta vez tudo será diferente, pois está em jogo o palhaço e o circo. E o espetáculo tem que continuar.

19 h Convidado Local - Sempre uma atração especial pré-selecionada pelos municípios visitados numa mostra importante do que de melhor existe em produção artística e de coletivos musicais

20 h Espetáculo de Circo: VERSÃO BRASILEIRA - Los Circo Los apresenta uma abordagem circense das mais variadas técnicas que incluem malabares, equilíbrio, acrobacias e mágica com o humos do palhaço em meio a sua fragilidade transgredindo regras, costumes e convenções surpreendendo no final com uma apresentação satirizada do clássico e mais famoso número das águas dançantes .

Com Vitor Poltronieri e Rodrigo Ballet

 

notícias relacionadas

Tags: diretoria, cultura, duratex, trazem, projeto, emcena, brasil, para, lençóis, paulista.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo