Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / SAAE e Diretoria de Saúde lançam campanha para uso correto da rede de esgotos
02/04/2013 11h50

SAAE e Diretoria de Saúde lançam campanha para uso correto da rede de esgotos

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), em parceria com a Diretoria de Saúde, vai colocar nas ruas uma campanha para o uso consciente da rede de esgoto. Agora que a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) entrou em operação o funcionamento não pode ser comprometido por causa de substâncias químicas ou água de chuva na rede, exemplo. Os agentes de saúde vão distribuir panfletos e orientar a população sobre as consequências da má utilização do sistema. Dejetos sólidos também causam entupimento, por isso devem ser separados e descartados como lixo orgânico ou material reciclável. “Com o sistema em operação é importante garantir o bom funcionamento. Não se deve lançar a água de chuva no esgoto porque a rede não foi feita para comportar tanto volume de água. Pode acontecer o refluxo do esgoto para dentro das casas se a rede não suportar. O prejuízo é para a própria população”, destaca o vice-prefeito e diretor do SAAE, José Antonio Marise. “Também não pode jogar óleo, de qualquer tipo, seja o utilizado em casa para culinária, ou óleo lubrificante, combustíveis e substâncias químicas porque esses produtos causam a morte dos micro-organismos responsáveis pelo tratamento do esgoto. Esperamos que a população colabore”, completa. A campanha tem foco tanto em residências quanto em empresas. O objetivo é fazer com que as pessoas adequem suas casas e adotem hábitos ecologicamente corretos. Num segundo momento, o SAAE também vai fiscalizar empresas que lidam com produtos químicos e que podem lançálos diretamente na rede.