Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Grupo de Amigos e Amigas do Acompanhamento da Frequência Escolar se reúne para aprimorar trabalho
27/03/2013 13h23

Neste ano já foram realizados dois encontros do Grupo de Amigos e Amigas do Acompanhamento da Frequência Escolar de Lençóis Paulista, o último no dia 19 de março. O grupo conta com a participação de mais de 40 pessoas, entre representantes das escolas municipais, estaduais, APAE, Diretorias de Educação e Assistência Social.

Os encontros tratam do acompanhamento da frequência escolar realizado no município, um dos critérios do programa de transferência de renda Bolsa Família, do Governo Federal. “As reuniões foram muito produtivas. Houve bastante entrosamento e troca de ideias”, apontou Célia Ledesma dos Santos, representante da Diretoria Municipal de Educação.

O grupo existe desde 2007 e desempenha um trabalho intersetorial, integrado e atuante. “O objetivo é acompanhar a frequência escolar dos alunos desenvolvendo um bom trabalho dos processos, com qualidade nas informações prestadas, sempre interagindo com a finalidade de aprimorar esse serviço”, explica Célia.

Em Lençóis Paulista, atualmente, o projeto acompanha a frequência de mais de 1760 alunos com idades entre 6 e 15 anos e outros aproximadamente 150, com 16 e 17 anos.

Bom trabalho

Em Lençóis Paulista, a taxa de acompanhamento da frequência escolar, está muito bem avaliada: quase atinge a nota máxima. Ela é um dos componentes do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), o indicador que mostra a qualidade da gestão descentralizada do Bolsa Família e reflete os compromissos assumidos pelos estados e municípios na sua adesão ao Programa. A taxa do município em novembro de 2012 foi de 0,98, numa escala que vai de zero a um.

É com base no IGD que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) repassa recursos a estados e municípios para a realização da gestão do Bolsa Família.

Um dos requisitos para as famílias de baixa renda receberem o benefício é manter os filhos na escola. Os alunos com idade entre 6 e 15 anos devem cumprir pelo menos 85% de frequência ao mês, enquanto os de 16 e 17 anos, ao menos 75%.

* Na foto, os participantes do último encontro realizado