Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Saúde inicia implantação de Prontuário Eletrônico
22/03/2013 18h37

Diretoria de Saúde inicia implantação de Prontuário Eletrônico

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio das Diretorias de Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação, deram iniciou à implantação do Prontuário Eletrônico nas unidades de saúde do município. Desde o dia 1º de março, o sistema está em operação no ESF (Estratégia Saúde da Família) da Vila Cruzeiro e São João. Gradativamente, o sistema chegará à toda rede municipal. O diretor de Saúde, Márcio Santarém, e o diretor de Tecnologia da Comunicação e Informação, Éder Paccola Santa Bárbara, apresentaram detalhes do Prontuário Eletrônico em coletiva realizada na manhã de hoje, 21 de março. O Prontuário Eletrônico representa a informatização em 100% do procedimento de atendimento médico. O computador está presente na rotina de auxiliares, enfermeiras e médicos, desde o agendamento até os procedimentos realizados dentro do consultório. A grande vantagem é que o sistema consolida um banco de dados completo e sigiloso sobre cada usuário da rede pública. “É fundamental o comprometimento dos profissionais de saúde nesse processo e estamos recebendo essa contrapartida de todos. Em curto e médio prazo, com as informações do Prontuário Eletrônico, teremos um banco de dados mais completo sobre os usuários e isso vai nos ajudar a orientar as polítcas públicas. Em longo prazo, haverá a diminuição na emissão de papel e substituição por arquivos digitais”, explicou o diretor de saúde. Acessando o banco de dados o médico terá conhecimento de informações completas, desde tipo sanguíneo até os últimos exames e medicamentos prescritos. Existe sigilo das informações. Por exemplo, a informação de que o paciente tem uma doença rara ou contagiosa só estará disponível para o médico. O ESF escolhido para implantação do sistema conta com duas equipes de Saúde da Família. Uma atende os moradores da Vila Cruzeiro e a outra atende a Vila São João. Estima-se que a população da região seja de aproximadamente sete mil pessoas.

Processo Eder Santa Bárbara explicou que o sistema começou a ser implantado num ESF porque o número de procedimentos realizados neste tipo de unidade é reduzido. O Prontuário Eletrônico é desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação. Desde que o sistema entrou em operação, um técnico da Diretoria fica de prontidão no ESF, orientando os funcionários na utilização, resolvendo dúvidas e anotando melhorias que podem ser feitas. “Levamos em consideração a rotina dos profissionais para criação e aperfeiçoamento e continuam sendo feitas correções no sistema. Em outras unidades, o sistema chegará com pouca ou nenhuma necessidade de ajustes. Não gostamos de falar em datas, porque não temos como mensurar isso em tempo, mas acredito que depois da Vila Cruzeiro, o sistema poderá ser levado para mais duas ou três unidades simultaneamente”, conclui.