Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos participam de programação especial para marcar Dia da Água
19/03/2013 14h51

Alunos participam de programação especial para marcar Dia da Água

Começou na segunda-feira, 18, e segue até a quinta-feira, 28, o calendário de ações nas escolas municipais em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) estão desenvolvendo atividades sobre o uso racional da água com os cerca de 800 alunos dos 4º anos.

Primeiro, por meio de aula expositiva, os estudantes recebem informação sobre a importância da água para a população mundial, bem como a realidade global, nacional e regional dentro do contexto da escassez do líquido em diferentes localidades. Também aprendem sobre a necessidade da preservação das nascentes para a qualidade e quantidade das águas dos rios e córregos.

A segunda parte da programação com cada turma é uma dinâmica em grupo, por meio da qual os participantes formam os chamados “aquamóveis” e são estimulados a cooperar uns com os outros para que não falte o líquido imprescindível para todos os seres vivos do planeta. A dinâmica usa o lúdico para transmitir a mensagem e gerar reflexão, referenciando o “Ano Internacional da Cooperação pela Água”, como foi proclamado 2013 pela Organização das Nações Unidas.

Na tarde da última segunda, após a dinâmica realizada na EMEF Eliza Pereira de Barros, localizada no Centro, o aluno Gabriel Reginaldo Domingues Pimentel tinha na ponta da língua a lição que ele e os colegas aprenderam: “Nós nunca podemos desperdiçar a água, independente de ser ou não o Dia da Água”.

Por meio de ações simples, a educação ambiental busca suplementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e cumprir a Lei Municipal nº 3976/2009 e Decreto 251/2010 que fixam o calendário de datas comemorativas ambientais de Lençóis Paulista.