Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Veterinária pesquisa mosquito palha em Lençóis Paulista
19/03/2013 12h31

Veterinária pesquisa mosquito palha em Lençóis Paulista

A veterinária Denise Theodoro da Silva está em Lençóis Paulista realizando uma pesquisa sobre o criadouro natural do mosquito palha, transmissor da leishmaniose. O trabalho é uma parceria entre a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp/Botucatu e a Diretoria de Saúde de Lençóis Paulista, e integra o projeto de mestrado da profissional. Denise explica que a pesquisa consiste em verificar a presença do mosquito palha no município, por meio de armadilhas de emersão. "O objetivo é capturar o mosquito recém-alado, fase em que ele deixa de ser pupa e se torna mosquito propriamente dito", ressalta a estudante. "Ao capturar o mosquito nessa fase, descobrimos onde as fêmeas estão colocando seus ovos e assim, após descrever os ambientes em que forem capturados, podemos direcionar as ações de controle do vetor, realizando um manejo ambiental correto", completa. Em Lençóis Paulista o trabalho começou em dezembro de 2012. Todo mês, Denise instala 30 armadilhas em quintais localizados em bairros diferentes da cidade. Denise escolhe as residências considerando a presença de animais, vegetação, sombra e matéria orgânica. As armadilhas são retiradas após 15 dias. Os insetos capturados são enviados para identificação na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Denise ressalta que apoio da população é muito importante para o sucesso do projeto. Por isso, moradores devem continuar colaborando, permitindo a instalação das armadilhas. "Afinal, é para proteger a própria população que ações de vigilância são realizadas", conclui.