Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Saúde realiza seminário sobre violência doméstica
13/03/2013 18h41

Diretoria de Saúde realiza seminário sobre violência doméstica

No dia 19 de março a Diretoria de Saúde de Lençóis Paulista promove um seminário sobre Violência Doméstica. O evento acontece às 19h30, no Lions Clube, e será conduzido por representantes da rede de assistência e proteção às vítimas de agressões físicas, sexuais e outros tipos de abuso. O encontro também terá a presença dos mais de 100 agentes de saúde que atuam no município e representantes da sociedade civil, como padre, pastores e diretores de clubes de serviço. A proposta é que estes públicos atuem como multiplicadores das informações.

O seminário é apenas uma das ações da Diretoria de Saúde na campanha anual contra a violência doméstica. Outra ação será a distribuição de cartilhas apresentando todas as entidades que compõem a rede e como acioná-las. Este material será entregue pelos agentes de saúde, em todas as casas de Lençóis Paulista, durante as visitas.

"Nós pretendemos mobilizar os agentes, mobilizar a sociedade porque, infelizmente, a violência doméstica é uma realidade no nosso país, no nosso estado e na nossa cidade. E a maior parte desses abusos acontecem dentro de casa. Com o engajamento da Diretoria de Saúde, da Assistência Social, do Conselho Tutelar, Polícia, Poder Judiciário e outras insitituições que fazem parte dessa rede, nós podemos reduzir nossos índices", convida o diretor de Saúde, Márcio Santarém.

Números

Os números comprovam que a maior parte das ocorrências acontecem dentro de casa. O autor dos abusos costuma ter parentesco com a vítima ou ser pessoa próxima da família. Os dados são da Vigilância Epidemiológica. Outro detalhe é que o número de notificações cresce ano após ano. "Este é um indício que a rede de proteção está ficando mais forte. Casos de violência doméstica geralmente estavam associados ao silêncio das vítimas. Por outro lado, é triste constatar que ainda exista tanta brutalidade dentro dos lares", avalia Santarém.

Nos dois primeiros meses de 2013 em Lençóis Paulista foram 16 notificações de violência sexual e doméstica. Desse total, 13 vítimas eram do sexo feminino. Em dois casos, as vítimas eram crianças menores de 13 anos e os acusados são parentes próximos. Doze notificações dizem respeito a agressão física. Onze dessas vítimas são mulheres. Em oito desses casos, o agressor era parceiro ou ex-parceiro. Quatro mulheres relataram não ter sido a primeira vez que sofreram agressão e seis informaram que o agressor estava alcoolizado.

A participação dos agentes de saúde é considerada fundamental para fortalecimento da rede de proteção e assistência às vítimas. Isso porque estes profissionais têm conhecimento da realidade das famílias.