Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Agentes recebem orientações sobre raiva e leishmaniose
22/02/2013 14h22

Agentes recebem orientações sobre raiva e leishmaniose

Na tarde de quinta-feira, 21 de fevereiro, agentes de Saúde de Lençóis Paulista tiveram palestra com a veterinária Keila Regina Gomes, responsável técnica pelo Controle de Zoonoses do município. O objetivo do encontro foi atualizar informações sobre a raiva e leishmaniose, doenças que estão sob controle no município, mas que ainda ocorrem em outros lugares do Estado de São Paulo e do Brasil.

A veterinária apresentou os principais detalhes de cada uma dessas doenças: a forma de transmissão, os sintomas das enfermidades em seres humanos e animais, e também as formas de prevenção.

A orientação é para que a população seja alertada sobre a importância de manter quintais limpos, sem materiais que acumulem água (em alusão ao combate à dengue), e também sem matéria orgânica em decomposição, ou seja, restos de frutas, comida e fezes de animais devem ir para o lixo. Estes cuidados mantêm a cidade livre do mosquito palha, transmissor da leishmaniose.

Outra orientação é sobre os primeiros cuidados em relação a acidentes com animais. Mordidas de cães, gatos e morcegos podem ocasionar a transmissão de raiva para humanos.

Os agentes são fundamentais para a divulgação dessas informações entre a população, já que mensalmente visitam todas as residências do município. Além disso, têm atuação importante para identificar cães, gatos e outras espécies com comportamento fora do normal durante a realização do seu trabalho.

SOBRE A LEISHMANIOSE

Trata-se de uma doença infecciosa grave, causada por um parasita. É transmitida aos cães e ao homem por meio da picada do mosquito palha. O inseto coloca seus ovos em matéria orgânica em decomposição (folhas, restos de comida, fezes de animais). Prefere locais úmidos e sombreados. Costuma picar do final da tarde até a madrugada.

Em humanos, a doença pode se apresentar em forma de febre, anemia, crescimento da barriga (por aumento do baço e fígado), emagrecimento, fraqueza e tosse seca. Em animais, os sintomas são emagrecimento, falhas de pelo, descamação ou feridas na pele, crescimento das unhas, febre, anemia e sangramentos.

SOBRE A RAIVA

A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens. Na maioria dos casos leva à morte. No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas.

A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo por meio da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.

No Brasil, o principal transmissor de raiva ao homem é o cão. O morcego hematófago costuma infectar bovinos, equinos e morcegos de outras espécies. Todos estes animais podem transmitir a raiva para o homem.

A melhor forma de prevenção desta doença é imunizar todos os anos os animais domésticos e procurar um serviço de emergência, caso sofra um ataque de cão, gato ou morcego.