Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista é contemplada com o “Projeto Khan nas Escolas”
15/02/2013 14h16

Lençóis Paulista é contemplada com o “Projeto Khan nas Escolas”

Uma nova parceria da Prefeitura de Lençóis Paulista (por meio da Diretoria de Educação) e a Fundação Lemann levará para seis escolas da Rede Municipal de Ensino a ferramenta de exercícios da Khan Academy, criada pelo engenheiro matemático dos Estados Unidos Salman Khan, que ganha projeção no mundo todo.

Ele fundou uma uma instituição sem fins lucrativos que já publicou no YouTube 2.700 aulas em vídeo, as quais já foram vistas mais de 115 milhões de vezes, por alunos que se espalham pelo globo e incluem até Bill Gates e seus filhos. O sucesso da metodologia está na utilização de vídeos curtos com uma linguagem direta e muito didática para explicar os conteúdos escolares. No Brasil, a Fundação Lemann é a responsável por dublar esses vídeos e adaptar o software para a realidade educacional do País.

O projeto “Khan nas Escolas” contribui com o aprendizado de matemática por meio do uso da tecnologia em sala de aula, priorizando a individualização do ensino. A meta é fazer com que todos os estudantes avancem, de acordo com seu ritmo e sua velocidade de aprendizagem.

No Brasil o projeto começou a ser aplicado em fevereiro de 2011, em princípio com seis turmas de quintos anos, passando, no segundo semestre, a 45 turmas de quartos e quintos anos, de escolas da Capital Paulista e de Santo André. Essas instituições viram as faltas dos alunos diminuir e a participação nas aulas aumentar.

“Temos um cenário nas escolas públicas de bastante diversidade e o professor precisa dar conta de ensinar a todos os alunos. Essa ferramenta caminha para ajudar o educador a personalizar sua intervenção, já que, por meio do método, ele consegue ter acesso a um conjunto de informações que o direcionam nos próximos passos para cada estudante”, explica Daniela Caldeirinha de Carvalho, coordenadora de projetos da Fundação Lemann, que esteve na Diretoria de Educação no dia 6 de fevereiro para traçar o plano de ação do projeto em Lençóis, previsto para começar já no mês de março.

Segundo ela, como a ferramenta tem um componente de game, para os alunos a motivação tende a ser imediata, já que eles podem -literalmente- aprender brincando. “Tem um jogo na ferramenta que é muito estimulante e o aluno vê na hora se acertou ou errou. Assim ele tem muito mais chance de experimentar o sucesso, o que gera um impacto positivo em sua autoestima”, diz.

No primeiro momento, após a capacitação dos educadores envolvidos, o projeto contemplará aproximadamente 1350 alunos dos terceiros, quartos e quintos anos das escolas Idalina Canova de Barros, Lina Bosi Canova, Amélia Benta do Nascimento Oliveira, Guiomar Fortunata Coneglian Borcat, Irma Carrit e Edwaldo Roque Bianchini.

Os resultados da aprendizagem dos alunos após o uso da nova metodologia poderão ser monitorados por meio de sua própria plataforma, como também do SAELP, o Sistema de Avaliação Educacional de Lençóis Paulista.

Seleção

A Fundação Lemann prevê duzentas salas de aula para a expansão do projeto no interior, envolvendo entre quatro e seis municípios, a grande maioria do Estado de São Paulo. De acordo com Daniela Carvalho, Lençóis Paulista foi uma das cidades contempladas para trabalhar com a metodologia por cumprir todos os critérios definidos pela instituição, entre eles infraestrutura adequada e a cultura de utilizar a tecnologia na sala de aula para estimular a aprendizagem.

“Neste contexto, aqui há maturidade, uma boa estrutura e um trabalho bem feito. É claro que ainda há desafios de infraestrutura, mas Lençóis Paulista está muito avançada em comparação às outras redes”, comenta.

A assessora pedagógica da Diretoria de Educação, Laura Paniagua Justino, aponta que o Projeto Khan vem ao encontro da diretriz da Rede Municipal, que enfoca a aprendizagem efetiva de todos os alunos. “Temos grandes expectativas em relação a esse trabalho e acreditamos que será um grande ganho para a rede, principalmente porque o software possibilita o olhar para as particularidades de cada aluno”, diz.

Conheça mais

A Fundação Lemann já tem mais de 400 vídeos dublados para o português e publicados, com mais de 2 milhões de acessos. Eles podem ser vistos por meio do link www.fundacaolemann.org.br/khanportugues.