Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Saúde vai distribuir cinco mil preservativos no carnaval
04/02/2013 20h22

Diretoria de Saúde vai distribuir cinco mil preservativos no carnaval

A Diretoria de Saúde de Lençóis Paulista vai distribuir cinco mil preservativos para garantir um carnaval livre de Aids e demais DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Haverá um veículo da Diretoria de Saúde realizando a distribuição gratuita do material nos bailes populares que acontecerão na quadra de esportes do Jardim Nova Lençóis (8 de fevereiro), na quadra da escola Ézio Paccola, no Jardim Primavera (9 de fevereiro) e na quadra escola Guiomar Fortunata Coneglian Borcat, no Jardim Caju (12 de fevereiro).

Além disso, agentes da Diretoria de Saúde também farão a distribuição de preservativos no baile realizado no Centro de Convivência da Melhor Idade (11 de fevereiro) e no carnaval realizado pelo Clube Esportivo Marimbondo.

As ações seguem a diretriz da campanha A Vida é Melhor sem Aids – Proteja-se. Use sempre camisinha, lançada pelo Ministério da Saúde. O público-alvo é toda a população sexualmente ativa e a ideia é reforçar o uso de preservativo como forma de prevenção.

A Aids é uma infecção causada pelo vírus HIV, que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos, o que diminui a capacidade do organismo de se defender de outras doenças. O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da AIDS, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.