Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Tecnologia, informação e interatividade na gestão pública
07/01/2013 13h14

Tecnologia, informação e interatividade na gestão pública

Responsável pelo gerenciamento e manutenção de um parque tecnológico moderno distribuído por todos os setores públicos, a recém criada Diretoria de Tecnologia da Informação, foi subdividida (coordenação, infraestrutura, técnica e análise) internamente para proporcionar maior independência e agilidade nas suas atribuições.

A Coordenadoria de TI atua diretamente na gestão e decisões das áreas de Infraestrutura e Técnica, gerindo todos os serviços executados e projetos de manutenção e ampliação.

A equipe de Infraestrutura é a responsável pela preparação e manutenção das estruturas elétricas, lógicas e de telefonia e a instalação de câmeras de monitoramento por imagens utilizadas no monitoramento urbano e dos órgãos públicos.

Os servidores da equipe Técnica executam instalações, manutenções e suporte a todos os equipamentos tecnológicos, incluindo suporte aos usuários e ministrando treinamentos relacionados a aplicativos informatizados e demais software´s.

Sob a direção do servidor de carreira Eder Paccola Santa Bárbara, a Diretoria de TI conta ainda com uma equipe de Análise e Desenvolvimento de Sistema Informatizados (DSI), que planeja, projeta, esquematiza, e implanta todos os sistemas informatizados utilizados pela prefeitura e suas autarquias.

Projetos

Entre os principais projetos em desenvolvimento pela Diretoria de Tecnologia, estão:

Treinamento e Capacitação: aplicação de cursos de curta duração aos funcionários para iniciação e/ou aprimoramento das ferramentas de trabalho.

Conecta Cidadão: internet gratuita para os cidadãos em dois bairros de nossa cidade, Jardim Caju I e II, e o Núcleo Habitacional Luiz Zillo. No programa já foram investidos R$ 579 mil até 2011, e com previsão para expansão para outros bairros do município para os próximos anos.

Conecta Cidadão - Internet Grátis Wi-Fi: o projeto já é uma realidade, e está em fase de testes e aprimoramentos na Diretoria de Tecnologia e Paço Municipal, promovendo acesso à internet aos funcionários em dispositivos móveis.

Conexão Óptica: rede óptica espalhada por quase toda a cidade interligando escolas, unidades de saúde, diretorias, e setores da prefeitura, totalizando 31.890 metros de cabos ópticos a um custo de mais de R$ 127 mil (somente em cabos ópticos).

Segurança Digital – Monitoramento interno e externo – o monitoramento interno dos setores municipais, já é uma realidade e está em fase de aprimoramento. Já o monitoramento urbano por imagens teve sua implantação inicial no segundo semestre de 2.009 no município, tendo apoio financeiro do grupo Zilor, Acilpa e Prefeitura Municipal. No projeto inicial foram investidos 390 mil reais para a implantação do programa.

Geoprocessamento e Gestão Municipal: processamento informatizado de dados georreferenciados, através de programas de computador que possibilitam o uso de informações cartográficas e quaisquer outras que se possam associar as coordenadas desses mapas.

Setor de Desenvolvimento de Sistemas Informatizados – DSI: o setor de desenvolvimento de sistemas lotado na Diretoria de TI está atualmente redesenhando o sistema de gerenciamento escolar, sistema tributário e de saúde, onde para cada etapa concluída é colocada em produção unilateralmente com os antigos sistemas.

Parque tecnológico

O parque tecnológico contempla mais de 1.000 microcomputadores, 32 servidores de rede, 90 câmeras de monitoramento, 325 impressoras, 105 leitores biométricos, 689 netbook´s, 54 notebook´s, 75 adaptadores VOIP, 55 projetores, 22 projetores interativos, 39 scanner´s, 105 switch´s entre muitos outros equipamentos de tecnologia.

Ainda conta com um estoque de materiais, peças e equipamentos de reposição para atender emergências nos servidores de rede, estruturas e infraestruturas, conseguindo ativar novamente o sistema tecnológico em espaço de tempo mais curto possível em casos de desastres ou incidentes que impeçam a disponibilização dos recursos tecnológicos.