Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ampliação da BMOL vai oferecer novo espaço para leitura, diversão e pesquisa
03/01/2013 11h28

Ampliação da BMOL vai oferecer novo espaço para leitura, diversão e pesquisa

Considerada uma das melhores bibliotecas públicas do país, a Biblioteca Municipal Orígenes Lessa, está recebendo obras de ampliação para oferecer ao lençoense um novo espaço para pesquisa, leitura, entretenimento e lazer.

O projeto (foto do layout ao lado) contempla a ampliação de uma área de 245 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos. O novo espaço vai receber 248,70 metros quadrados de vidro temperado incolor com 10 mm de espessura para aproveitar a iluminação natural no local.

Serão investidos R$ 295.017,31 nas obras de ampliação e R$ 50.486,00 nos serviços e compra do vidro temperado. Os recursos foram disponibilizados com orçamento do próprio município, na conta da Diretoria de Cultura.

“Após a conclusão das obras, vamos implantar um programa de gestão com certificação da Biblioteca de São Paulo, órgão ligado a Secretaria de Estado da Cultura. Eu e a Marina (Marina Ronque Stoppa, coordenadora da BMOL) estamos realizando este curso há mais de um ano”, revela o diretor de Cultura, Nilceu Bernardo.

A ideia é instalar no acesso principal, um sistema de contagem eletrônica para o acesso dos usuários. Os livros também vão receber fitas magnéticas para que o usuário possa utilizar o material sem a presença do atendente. “O sistema vai permitir que o usuário realize sua pesquisa, sua leitura. Também vamos ampliar o sistema de monitoramento interno para o controle dos livros que serão usados”, completa o diretor.

No pavimento superior, outra novidade. A instalação de um café com mesas, bancos para leituras e jogos. “Estamos chamando a iniciativa de projeto varanda, um ponto de encontro para a descoberta e o prazer da leitura e também para o lazer e a diversão”, revela Nilceu. A expectativa é que as obras estejam concluídas em quatro meses e sejam entregues durante as comemorações pelos 155 anos de Lençóis Paulista.