Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Natal Reciclarte leva a sustentabilidade para a Rua 15 de Novembro
14/12/2012 19h04

Natal Reciclarte leva a sustentabilidade para a Rua 15 de Novembro

Uma das quadras da Rua 15 de Novembro vai abrigar a sustentabilidade neste período de Natal. Um estande da Diretoria de Meio Ambiente e Agricultura leva para a rua uma série de ações que estimulam as boas práticas de sustentabilidade, a reciclagem, oficinas de arte e a preservação ambiental. É o Natal Reciclarte que chega para apresentar e estimular à população lençoense sobre a importância da preservação do nosso Ambiente.

Um contêiner da Cooprelp está na Rua 15 de Novembro, entre os Bancos Itau e Brasil. O assoalho do espaço foi desenvolvido com embalagens da empresa Tetra Pack, muito utilizadas para acondicionar leite e sucos. No estande, o visitante vai conhecer uma série de ideias criativas e sustentáveis. Uma delas é uma bicicleta conectada a um alternador, preparada pelos servidores do Centro Municipal de Formação Profissional. Ao ser pedalada, o equipamento gera energia suficiente para carregar a bateria de um notebook que está conectado à internet. O quadro desta bicicleta foi desenvolvido a partir de 180 garrafas pet.

O Diretor de Meio Ambiente, Benedito Luiz Martins explica que o objetivo é chamar a atenção para o fato de que a sustentabilidade pode estar em qualquer lugar, além de alertar a população para questões referentes aos recicláveis e sustentabilidade (veja fotos da decoração natalina na galeria de fotos).

Oficinas

Também serão oferecidas oficinas no contêiner do Natal Reciclarte. A partir de sábado, 15/12 o artista plástico Éverton Rocha, que desenvolve bichos com papel vai mostrar algumas de suas obras e ensinar os visitantes como criar a partir do papel, que muitos descartam ou jogam fora. A arte é conhecida como papietagem.

Os visitantes poderão reciclar papel por meio de um monopropulsor (um potente liquidificador) para a produção de papel reciclável. Depois de pronto, o trabalho poderá virar um cartão de Natal, com direito a sementes de cravo, canela, rúcula e sem-vergonha. Sem dúvida, um belo presente ecologicamente correto.

Durante os dias em que o contêiner estiver aberto, as crianças vão poder se divertir com a combinação bolinhas de sabão e garrafas pet. O horário das oficinas estará disponível no contêiner.

Servidores que realizam a coleta seletiva de lixo em Lençóis Paulista abordarão os pedestres para que conheçam o trabalho realizado em Lençóis Paulista e cadastrando-os para que a coleta seja feita em sua residência.

O Projeto tem apoio da Prefeitura Municipal; Diretorias de Meio Ambiente e Agricultura; Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda; Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista (Cooprelp); Centro Municipal de Formação Profissional; Projeto Cidade Limpa e Solidária; Grupo Lwart; Zilor; Banco Itau e Tetra Pack.