Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura assina protocolo de intenções para ações conjuntas na Bacia do Rio Lençóis
10/12/2012 14h38

A Prefeitura de Lençóis Paulista assinou no final de novembro, um protocolo de intenções que prevê ações conjuntas para a preservação da Bacia do Rio Lençóis. O acordo foi ratificado entre a Prefeitura, por meio da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, com as Prefeituras de Borebi, Agudos, Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê (Ascana) e Zilor, os dois últimos são parceiros do Programa Água Brasil, que visa incentivas as práticas que diminuam os impactos ambientais da cadeia da cana-de-açúcar.

O Programa Água Brasil, concebido pelo Bando do Brasil, é desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a Agência Nacional de Águas e a ong WWF-Brasil. Os parceiros do projeto visam identificar sistemas de restauração ao mesmo tempo viáveis economicamente e eficazes do ponto de vista ambiental, com recuperação da biodiversidade local.

Estão previstas implantações de unidades demonstrativas que permitam a comparação entre os diferentes sistemas e as boas práticas agrícolas, como as técnicas de preparo de produção e conservação de solo, desenvolvidas na região.

Com esta iniciativa, pretende-se sistematizar e qualificar as experiências buscando benefícios como a conservação da água e do solo, a diminuição do uso de fertilizantes, agrotóxicos e o aumento da produtividade.