Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / O Tango e Suas Histórias é o tema do concerto da Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista
20/11/2012 16h38

A Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista escolheu os tons melódicos do tango para o repertório de seu tradicional concerto anual. Com o tema “O Tango e Suas Histórias”, a orquestra que comemora seu 17º aniversário, vai apresentar números e personagens importantes da história deste estilo musical que emociona e envolve os amantes da boa música. O concerto está marcado para o domingo, 20 de novembro, às 20h no Clube Esportivo Marimbondo com entrada gratuita.

O Maestro Marcelo Maganha é quem assina a produção musical e regência. A concepção e textos é do maestro Dario Sotelo. A noite contará com a intervenção dos atores Rogério Oliveira e Kwan Hayala. A novidade fica por conta dos convidados argentinos que prometem dar mais brilho à apresentação, entre eles, o regente convidado, arranjador e responsável pela orquestração, Pablo Dell’Oca Sala, além de Alberto “Toti” Mansilla (bandoneon) e dos dançarinos Pablo Andrés Scanavino e Sonia Maria Quiroga.

Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista

A Orquestra Municipal, iniciou suas atividades em Julho de 1995, é uma entidade mantida pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, e sua primeira formação contava principalmente com músicos remanescentes de outras corporações musicais extintas, sendo doze músicos nesta formação inicial. Assumiu a denominação de Banda Municipal Heitor Villa Lobos, com caracterização de Banda Musical de Concerto. Apresentou-se pela primeira vez em Dezembro de 1.995, e em seguida realizou diversos concertos em festas populares, religiosas e eventos cívicos, na cidade de Lençóis Paulista e região.

Foi oficialmente criada pela Lei Municipal 2542 de 24 de Abril de 1.997. Neste mesmo ano, assumiu a regência o Maestro Marcelo Ricardo Maganha, que imprimiu aprimoramento técnico, variedade de repertório, e formação de novos músicos. A Orquestra intensificou gradativamente suas atividades, realizou 36 concertos no ano de 1999 e participou de Festival de Bandas em Itatinga/SP, realizado em novembro daquele ano.

A Orquestra conta com uma Diretoria que coordena sua organização, e intensifica ações para crescimento da mesma, sendo uma de suas conquistas a promulgação da Lei Municipal 2694 de 03 de Dezembro de 1.999, que instituiu um regulamento e ajuda financeira aos músicos.

Em 2.000, a Orquestra participou de projeto de intercâmbio apresentando-se em Botucatu em 25 de Março; foi convidada para fazer a abertura da Semana Cultural comemorativa aos 50 anos do Seminário Santo Antônio em Agudos, onde também estiveram presentes o famoso coral “Os Canarinhos de Petrópolis” e o teólogo e escritor Leonardo Boff. Vários músicos da Orquestra na ocasião foram convidados a gravar o CD junto a Orquestra do Seminário. A Orquestra participou do Projeto Campos das Artes realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, na cidade de Campos do Jordão nas edições de 2000 e 2002. Ainda no ano 2000 deu início ao Projeto “Orquestrando com a Escola” desenvolvido junto as escolas da rede de ensino de Lençóis Paulista. Com um concerto Comemorativo festejou em 04 de Agosto de 2000 Cinco Anos e seu Centésimo Conserto.

Em Agosto de 2.001 através do Programa de Apoio do Ministério da Cultura, recebeu um kit com 18 instrumentos musicais. A Orquestra prossegue seu trabalho levando seus concertos cada vez a um número maior de cidades. Seus músicos, além dos ensaios, participam de aula teórica, sendo que atualmente 15 são alunos no Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos, mantido pela Secretaria de Estado de Cultura na cidade de Tatuí. Em 2002 iniciou um grupo experimental com 21 alunos, com aulas de instrumentos ministradas pelos músicos da Orquestra.

Em 2.003, a Orquestra foi reestruturada em sua composição sendo constituída atualmente por 38 músicos. A Orquestra busca sempre o aperfeiçoamento técnico e a otimização do trabalho em grupo, almeja alcançar o objetivo maior que é o de provocar nas pessoas fortes emoções: aquela magia “que os males espanta” que só música é capaz de produzir.