Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Saúde realizará campanha de vacinação antirrábica ainda este ano
20/11/2012 16h33

Diretoria de Saúde realizará campanha de vacinação antirrábica ainda este ano

A Diretoria de Saúde recebeu em 12/11, um resultado positivo do exame Anticorpos Fluorescentes (Imunofluorescência Direta) para diagnóstico de raiva realizado em um morcego encontrado por moradores em uma residência do bairro Mamedina e capturado pela equipe do controle de zoonoses. Está sendo realizada, na Unesp de Botucatu, a inoculação em camundongos (prova biológica) que é o confirmatório preconizado pelo Ministério da Saúde.

Diante do resultado positivo, o município passou a ser considerado de 1º critério para realização da campanha de vacinação antirrábica. A Vigilância Epidemiológica de Bauru liberou 11.900 doses de vacinas para Lençóis e a campanha de vacinação em cães e gatos deve ocorrer ainda este ano.

As equipes da Vigilância Epidemiológica realizaram investigações no local da ocorrência e entrou em contato com o Instituto Pasteur de São Paulo e UNESP-Botucatu para viabilizar a campanha de vacinação para cães e gatos.

A vacinação antirrábica não é realizada em Lençóis Paulista desde 2009, por falta de repasse das vacinas pelo Ministério da Saúde. Naquele ano, foram vacinados 5.230 cães e 1.789 gatos. Para 2012, a meta mínima é vacinar 12.384 cães e 3073 gatos.

A Vigilância Epidemiológica tem realizado monitoramento constante da raiva em Lençóis Paulista através do Controle de Zoonoses, encaminhando o cérebro de gatos, cães e morcegos que apresentam sintomas ou características suspeitas de raiva, para o Serviço de Diagnóstico de Zoonoses da Unesp de Botucatu.

O que é a raiva

A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas. Mesmo no Estado de São Paulo existem regiões com epizootia (epidemia entre animais).

Modos de transmissão

A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.

No Brasil, o principal animal que transmite a raiva ao homem é o cão. O morcego hematófago é um importante transmissor da raiva, pois pode infectar bovinos, equinos e morcegos de outras espécies. Todos estes animais podem transmitir a raiva para o homem.

- A forma mais comum da transmissão se dá pelo contato com saliva de animais doentes, através de mordeduras, arranhões ou lambeduras em pele lesada ou mucosa.- A fonte de infecção é o animal infectado pelo vírus da raiva. Em espaços urbanos, o principal transmissor é o cão, seguido do gato. Em espaços rurais é o morcego.- Animais silvestres são os reservatórios naturais do vírus, propiciando a contaminação de animais domésticos.

Sinais indicativos da raiva

Variam conforme a espécie. Quando a doença acomete animais carnívoros, com maior frequência, eles se tornam agressivos (raiva furiosa) e, quando ocorre em animais herbívoros, sua manifestação é a de uma paralisia (raiva paralítica). No entanto, em todos animais costumam ocorrer os seguintes sintomas:- dificuldade para engolir- salivação abundante- mudança de comportamento- mudança de hábitos alimentares- mudança de hábitos- paralisia das patas traseiras

Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um "uivo rouco", e os morcegos, com a mudança de hábito, podem ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais.