Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Saúde inicia Campanha Fique Sabendo
20/11/2012 16h25

Diretoria de Saúde inicia Campanha Fique Sabendo

A Diretoria de Saúde de Lençóis Paulista definiu as datas da Campanha Fique Sabendo, que será realizada de 22 de novembro a 1 de dezembro de 2012, em todas as Unidades de Saúde. Os testes rápidos anti-HIV serão realizados nas Unidades do Ambulatório de Especialidades, Jardim das Nações, Núcleo e Ubirama. As demais unidades colherão a sorologia.

O horário de atendimento será das 7h às 17h em todas as Unidades. No período noturno, no PA do Núcleo, o atendimento será feito até às 21h, e no Ambulatório de Especialidade (CTA), até às 19h. No sábado, 24/11, o atendimento na Cecap, Ambulatório de Especialidades(CTA) e no Museu, poderá ser feito das 9h às 12h.

O objetivo da campanha é realizar os testes em pessoas sexualmente ativas para diagnosticar precocemente os portadores do HIV e encaminhá-las para assistência especializada em momento oportuno. Com isso, evita-se o diagnostico tardio que reduz as chances de resposta ao tratamento, e dependendo dos casos, evita o óbito pela falta de tratamento.

Prevenção

O coordenador do Programa DST/Aids e Hepatites Virais da Diretoria de Saúde, José Aparecido dos Santos, destaca a importância da Campanha e da prevenção. “Existem pessoas que transmitem o HIV por não saberem que são portadores. Neste caso, quando diagnosticado, o paciente passa por um aconselhamento realizado por equipe multiprofissional e recebe insumos e orientações sobre a prevenção”, explica.

O Coordenado lembra ainda que existe a possibilidade de a pessoa portadora do HIV ser contaminada por outra variante do vírus, por isso a importância da utilização do preservativo corretamente, e se mantiverem relações sexuais sem o uso da camisinha, é importante fazer o fazer o teste. O Ministério da Saúde estima que 250.000 pessoas sejam portadoras do HIV e não sabem.

O vírus da Aids pode contaminar qualquer pessoa que se coloque em situação de risco, independente de Ideologia, Posição Social, Religião e Orientação Sexual. De todas as notificações de HIV, realizadas no município, a forma de contagio foi através do contato sexual, ou seja, relação sexual sem o uso correto do preservativo.