Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Saúde promove ação em escolas para conscientizar pais sobre as DST/Aids em jovens e adolescentes
09/11/2012 12h45

A Diretoria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, promove neste sábado, 10 de novembro, o Projeto Dia de Promoção da Saúde na Escola, nas Escolas Rubens Pietrarróia (Núcleo) e Vera Braga (Cecap), das 9 às 12h. O Projete tem por objetivo alertar os pais e responsáveis sobre a saúde sexual e reprodutiva dos jovens e adolescentes integrando, nesta parceria, toda a família.

Pesquisas apontam que na última década, a transmissão sexual foi a principal forma de exposição ao vírus da Aids para jovens entre 13 e 19 anos no Brasil. Além disso, em 2009 a Pesquisa Nacional da Saúde Escolar – Pense do IBGE - apontou que 30% dos estudantes entre 13 e 15 anos já tiveram algum tipo de relação sexual.

Em Lençóis Paulista, o projeto piloto “Fortalecendo a Prevenção às DST/Aids e à Gravidez na Adolescência”, será implementado gradativamente no Ensino Fundamental e Médio, como já ocorre nos 145 municípios que desenvolvem ações relacionados à questão.

Ações nas escolas

O Dia de Promoção da Saúde na Escola contará com uma série de ações como a atualização da carteira de vacinação dos Adolescentes com as Vacinas Dupla Adulta, Febre Amarela, Tríplice Viral e Hepatite B, (Mediante a apresentação da caderneta). Também serão realizados testes de Glicemia e Aferição de Pressão Arterial.

A organização do evento apresentará uma palestra de sensibilização, voltada aos pais com base nos dados gravidez na adolescência no município. Também está prevista a apresentação da peça teatral “O drama de uma adolescente grávida” com foco para as famílias, principalmente os pais, sobre a importância da disponibilização do preservativo na escola como forma preventiva da gravidez, das DST e Aids, na escola Rubens Pietrarróia .

Durante a manhã, serão desenvolvidos trabalhos de orientações específicas sobre a importância e uso correto do preservativo com disponibilização de kits para a família.

Gravidez na adolescência

Em Lençóis Paulista, desde 2003, a Diretoria de Saúde tem desenvolvido ações preventivas e de esclarecimento junto a jovens e adolescentes sobre as DST e Aids. O acompanhamento da gravidez na adolescência é realizado desde 2006 e tem mostrado que, em média, 18% das gestantes são adolescentes. “Diante destes números é importante que os pais conversem com seus filhos sobre sexualidade e meios de proteção, para complementar as orientações recebidas na escola”, enfatiza o coordenador do Programa DST/Aids e Hepatites Virais da Diretoria de Saúde, José Aparecido dos Santos.

Cabe, também, a Diretoria de Saúde disponibilizar acesso a insumo de prevenção (preservativos) nas escolas para os adolescentes como forma de educação, prevenção e proteção. Para isso, é feito uma palestra de conscientização com os estudantes para que compreendam qual é a importância e forma correta de utilização, “desmistificando que o acesso ao preservativo jamais será um incentivo a prática sexual e para isso é de muito importante contar com o apoio dos Pais”, finaliza José Aparecido.

Anote

Projeto Dia de Promoção da Saúde na Escola (SPE)

Local: Escola Rubens Pietrarróia ( Núcleo) e Escola Vera Braga ( CECAP )

Data: 10 de novembro de 2012 das 9 às 12h