Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos mostram produtos e comportamentos empreendedores durante feira
07/11/2012 17h53

Alunos mostram produtos e comportamentos empreendedores durante feira

A "1ª Feira Jovens Empreendedores da Escola Ézio Paccola", localizada no Jardim Primavera, abre a programação de eventos das demais escolas da Rede Municipal de Ensino onde a disciplina empreendedorismo passou a integrar a grade curricular.

O foco do trabalho é desenvolver o planejamento e os comportamentos empreendedores, como iniciativa, comprometimento, persistência, qualidade, eficiência e autoconfiança, conforme explica a representante do Sebrae, Lúcia Tragante. “Envolvemos três pilares neste contexto, o da cultura da cooperação, inovação e ética e cidadania. Esses alunos representam uma geração que com certeza vai fazer toda a diferença no município, bem como na própria vida pessoal e profissional deles”.

O evento realizado na escola Ézio Paccola conta com muitos brinquedos feitos com materiais reciclados, entre outros produtos, como aromatizadores de ambientes e mudas de plantas, especialmente temperos. Até mesmo as embalagens para os produtos e os convites enviados para outras escolas foram confeccionados pelos estudantes. Os produtos estão sendo comercializados pelos alunos e com o dinheiro arrecadado eles vão comprar mais um aparelho DVD para uso na escola.

“Eu aprendi que dá para fazer um monte de brinquedos com o material que a gente iria jogar fora. Ele ainda pode ser usado; dá para reciclar e se divertir!”, comentou a aluna Maria Rita Veloso de Oliveira, de nove anos, do terceiro ano B.

A professora Silvana Ribeiro Ludovico, que ministra as aulas de empreendedorismo para os alunos do 1º ao 5º ano na escola, conta que é grande a motivação deles durante as aulas. “Eles entenderam que empreender é a capacidade de sonhar e tornar um sonho realidade. Eu só apontei o caminho e os responsáveis por tudo foram eles mesmos. Estou muito satisfeita, inclusive porque eu vi mudanças de comportamento entre os alunos, principalmente ligadas ao planejamento e à autonomia", diz.

Próximas feiras

As escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental também promoverão o evento em suas próprias unidades, em outras datas: Escola Philomena Briquesi Boso (Alfredo Guedes), no dia 19 de novembro; Escola Idalina Canova de Barros (Nova Lençóis), 30 de novembro; escola Guiomar Fortunata Coneglian Borcat (Caju), no dia 1 de dezembro e Escola Lina Bosi Canova (Ubirama), no dia 3 de dezembro.

CONFIRA AS FOTOS DA FEIRA DE EMPREENDEDORISMO DA ESCOLA ÉZIO PACCOLA: clique aqui.