Lençóis Paulista, 30 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos da alfabetização de adultos agora também têm aulas de informática
30/10/2012 13h28

Alunos da alfabetização de adultos agora também têm aulas de informática

Os aproximadamente 70 alunos de Lençóis Paulista que atualmente frequentam o Projeto de Alfabetização de Adultos “Aprender Não Tem Hora”, da Diretoria Municipal de Educação, começaram a contar, também, com aulas de informática.

As aulas ocorrem uma vez por semana, nos laboratórios de informática das escolas que funcionam como polos do programa, EMEF Guiomar Fortunata Coneglian Borcat (Jardim Caju), EMEF Maria Zélia Camargo Prandini (Júlio Ferrari) e EMEF Edwaldo Roque Bianchini (Cecap). O curso é ministrado por um funcionário da empresa Mezanino, acompanhado pela coordenadora do projeto, Sílvia Maria de Oliveira Capucho Germano, e pela professora de cada turma.

Em princípio os alunos estão aprendendo a utilizar a máquina. “É uma pré-condição para que, mais adiante, eles possam contar com essa tecnologia para favorecer o processo de aprendizagem na sala de aula”, explica o diretor de Educação de Lençóis Paulista, Luiz Eduardo Conti. “Com essa iniciativa conseguiremos a inclusão digital dos alunos e eles conquistarão ainda mais avanços no processo de alfabetização”, acrescenta a prefeita Bel Lorenzetti.

Segundo a coordenadora Sílvia Capucho, a maioria dos alunos, que até então nunca havia ligado um computador, não esconde o entusiasmo de estar em frente à máquina. “Não dá nem para descrever a alegria deles”, diz.

O depoimento da aluna Araci Fontes dos Santos, que aos 76 anos frequenta as aulas na escola Edwaldo Bianchini, ajuda a explicar essa sensação. “Tive um sonho maravilhoso realizado: sentei diante de um computador e fiz meu nome, procurando as letras, como num passe de mágica. Fiquei muito emocionada”.

Antônia Benedita Charme de Arruda, de 80 anos, aluna da Escola Maria Zélia, confessa que chegou a sentir medo quando soube que iria ter aulas de informática. Era o medo do desconhecido, agora já superado. “Diante do computador fiquei muito feliz, até escrevi meu nome procurando devagar as letrinhas. Achei tão bonito; tudo é tão colorido”, conta.

“É uma grande alegria poder tocar no computador. Como tudo é rápido! Para mim, é mais um sonho concretizado”, diz José Antunes de Souza, de 56 anos, aluno da Escola Guiomar.