Lençóis Paulista, 11 de Maio de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Medalhista paralímpico Yohansson Nascimento faz palestra em Lençóis Paulista
23/10/2012 19h12

Medalhista paralímpico Yohansson Nascimento faz palestra em Lençóis Paulista

Lençóis Paulista recebe nesta quarta-feira, 24 de outubro, o atleta paralímpico, Yohansson Nascimento, medalhista nas Paralimpiadas de Londres 2012. Ele fará uma palestra para alunos da rede estadual, a partir das 9h, na Câmara Municipal que fica na Praça das Palmeiras, 55.

Nascimento foi medalhista de ouro nas Paralimpiadas de Londres 2012 nos 200m rasos T46, com direito a recorde mundial com o tempo de 22s05. Também foi prata nos 400 m na categotia T46. Yohansson nasceu sem as duas mãos e iniciou no atletismo em 2005, com 17 anos. O atleta de Maceió ficou conhecido nacionalmente também, apos ter ganho a medalha de ouro, pedir a noiva Thalita em casamento, diante das câmeras. Yohanson detém os recordes mundiais nas provas de 100 e 400m.

A promoção deste encontro é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ao analisar e aprovar em julho de 2011 a proposta apresentada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro de apoio ao projeto Time São Paulo Paralímpico, além de prestar inestimável ajuda ao esporte paralímpico brasileiro, vislumbrou a oportunidade de contar com um poderoso instrumento para a disseminação da importância da atividade física, do lazer e do esporte para as pessoas com deficiência em seu processo de inclusão/re-inclusão social, melhora da auto-estima, da saúde e da qualidade de vida.

A presença dos melhores atletas paralimpicos brasileiros em um projeto apoiado pelo Governo de São Paulo reforça o comprometimento da atual administração pública do estado em assegurar o pleno cumprimento dos direitos da pessoa com deficiência.

A participação desses atletas em eventos dirigidos a públicos distintos por meio de visitas e palestras promovidas em diversas regiões do estado contribuem de forma decisiva na quebra de barreiras e preconceitos que ainda persistem em relação às pessoas com deficiência.

Aproveitando o retorno vitorioso desses atletas dos Jogos-Paralímpicos de Londres 2012 e a atração natural causada pelos resultados amplamente divulgados pela mídia esportiva, a Secretaria cumprindo seu planejamento ao apovar o projeto leva, a todas as 91 Diretorias Regionaisde Ensino, esses campeões para que em contato direto com os alunos e professores da rede escolar estadual, possam compartilhar emoções e reafirmarem a importância da atividade física e esportiva a partir da escola.