Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / FAQ / Saude

FAQ

1. Quais são as s unidades de saúde de Lençóis Paulista?

A lista das unidades de saúde está disponível neste link.

2. Quando se deve procurar o pronto-socorro ou pronto-atendimento?

A população só deve recorrer ao pronto-socorro ou pronto-atendimento em casos de urgência ou emergência: acidentes, traumas, cortes, suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações. Essa informação é o caminho correto para o bom atendimento, uma vez que, de cada 10 pessoas que procuram o serviço, em média, seis não são casos de urgência.

3. Quando se deve procurar uma unidade de saúde?

A população deve procurar uma unidade de saúde (Estratégia de Saúde da Família ou UBS) sempre que tiver um problema que não seja de urgência ou emergência. Dessa forma, receberá mais atenção dos profissionais envolvidos em seu atendimento e conseguirá um diagnóstico mais precisso. Caso haja a necessidade, haverá encaminhamento para especialistas ou será feito o pedido de exames que vão auxiliar no tratamento da doença.

4. Onde buscar atendimento médico?

A população de Lençóis Paulista pode procurar atendimento médico nas ESFs (Estratégia Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) presentes nos bairros. Em casos de emergência e urgência apenas, procure o pronto-socorro ou pronto-atendimento no Núcleo Luiz Zillo (de segunda a sexta, das 17h às 22h). Para tratamentos específicos, o município de Lençóis Paulista ainda conta com o Ambulatório de Especialidades Dr Antonio Tedesco, RAIS Mulher (atendimento ginecológico e obstetrício) e Ambulatório de Saúde Mental e Hospital Dia Vereador Nicanor Pereira de Godoy.

5. Como funcionam as Estratégias de Saúde da Família?

A Estratégia Saúde da Família constitui um modelo eficiente da atenção básica, pois prioriza a qualidade de vida e bem-estar da população de determinada região de forma conjunta. Na unidade, de segunda a sexta-feira, é disponibilizado atendimento médico e de enfermagem para a população. No período da tarde, além do atendimento médico, os profissionais trabalham a saúde preventiva, com atividades como grupo de hipertensos, diabéticos e gestantes, por exemplo. O atendimento é complementado com o trabalho dos agentes comunitários de saúde, que vão de casa em casa todo mês checando as condições de bem-estar social e econômicas das famílias. A equipe de enfermagem da ESF presta desde atendimentos básicos, como aferição de pressão arterial, HGT, inalação, curativos, administração de medicamentos, vacinação (dentro e fora da unidade quando necessário), até visitas domiciliares. Este último serviço é exclusivo para pessoas que estão impossibilitadas de se locomover e não tem condições de ir até a unidade.

6. Qual o horário de atendimento nas Estratégias Saúde da Família?

As unidades de saúde começam a funcionar às 7h. O atendimento com o médico da família acontece por ordem de chegada. Entretanto, conforme previsto na lei federal nº 10.048, de novembro de 2000, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e deficientes têm direito ao atendimento prioritário.

7. Qual a finalidade do Ambulatório de Especialidades da Avenida Brasil?

O Ambulatório de Especialidades Dr. Antonio Tedesco, na Avenida Brasil, oferece atendimentos com clínico geral, pediatra, oftalmologista, gastroentorolista, ortopedista, neurologista, reumatologista, cardiologista, cirurgia vascular, demartologista, infectologista, otorrinolaringologista e urologia, além de atendimento odontológico, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Possui serviços diferenciados para diabéticos, obesos e hipertensos.

8. Por que usar a Farmácia Popular?

Farmácia Popular é um programa do governo federal que garante medicamentos gratuitos à população. A distribuição é feita por farmácias da rede privada, credenciadas pelo Ministério da Saúde. Quando um paciente retira o medicamento na Farmácia Popular está ajudando o município a economizar. Dessa forma, sobra mais dinheiro para compra de remédios que não são fornecidos pelo governo federal ou mesmo investindo em outros serviços.

9. A Secretaria de Saúde pode recolher animais de rua?

Não, a Secretaria de Saúde não recolhe animais abandonados nas ruas, como cães e gatos. O município realiza campanhas regulares para a adoção consciente, apoia os projetos da Associação Protetora dos Animais, como o programa de castração, reforçando sempre que o bom senso é ferramenta indispensável para quem decide criar um cão, gato ou outra espécie. Entretanto, a atuação para o recolhimento é limitada pela legislação estadual. Cães e gatos de rua são considerados animais comunitários. Eles são recolhidos pelo Canil Municipal caso exista relatos de agressão ou apresentem sinais de doença, o que colocaria a população em risco.

10. Qual o telefone e o local do agendamento do transporte da saúde?

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo