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Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
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FAQ

Desenvolvimento Econômico

1. É necessário senha para ser atendido nos serviços oferecidos no Centro do Empreendedor?

Para o atendimento no Banco do Povo, Acessa SP, Negócio Rápido e Sebrae, não é necessário retirar senha. Os atendimentos com senha são realizados no PAT e Seguro Desemprego e devem ser retiradas na recepção.

Acessa São Paulo

2. Quem pode usar os computadores dos Postos Acessa SP?

Qualquer pessoa pode usar gratuitamente os computadores dos Postos Acessa SP. No caso de usuários entre 12 e 15 anos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. Menores de 12 anos só podem utilizar os Postos Acessa SP acompanhados dos pais ou responsável.

3. O que é preciso para usar os computadores nos Postos Acessa SP?

Para utilizar os computadores dos Postos Acessa SP basta se cadastrar. O cadastro é feito na hora, nos próprios Postos, bastando apresentar o RG. Usuários entre 12 e 15 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis, e menores de 12 anos só podem utilizar os Postos Acessa SP acompanhados dos pais ou responsável.

4. Porque é necessário o cadastro?

Para melhor conhecer o perfil dos usuários é solicitado um cadastro inicial que deve ser efetuado com um documento original com foto. Após esse cadastro, o usuário poderá utilizar os serviços dos Postos Acessa SP imediatamente no mesmo local ou em outro posto do Acessa São Paulo. Usuários com idade igual ou acima de 16 anos poderão se cadastrar sem restrições, mas usuários entre 12 e 15 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis. Menores de 12 anos só podem utilizar os Postos Acessa SP acompanhados dos pais ou responsável. O cadastro é também uma forma de identificar o usuário que não respeita as regras de convivência e utilização dos Acessas, e garantia de segurança a todos os frequentadores.

5. Eu preciso pagar para usar os computadores do Acessa São Paulo?

Não. A utilização dos computadores dos Postos do Acessa São Paulo é completamente gratuita.

6. O Acessa São Paulo dá cursos de informática?

Todos os Postos do programa possuem uma coleção de Cadernos Eletrônicos, que são apostilas sobre temas básicos relacionados à informática, por exemplo: Como usar e gerenciar seus e-mails; Editoração e processamento de texto; Planilha eletrônica e geração de gráficos. É possível consultar a versão impressa em qualquer Posto Acessa SP ou então baixar uma versão eletrônica. Ainda no portal existem Minicursos que emitem certificados após a sua conclusão.

7. Quanto tempo posso usar os computadores nos Postos Acessa São Paulo?

O tempo padrão de uso dos Postos Acessa SP é de 30 minutos. Os usuários podem utilizar o computador novamente após o final de sua sessão, mas é necessário voltar para o final da fila e aguardar a vez novamente.

8. É preciso marcar hora para utilizar os computadores do Programa Acessa São Paulo?

Em geral, não é necessário agendar um horário para utilizar os computadores nos Postos Acessa SP Basta se dirigir diretamente ao local em questão e, caso haja fila, aguardar por sua vez para ser atendido.

9. Em que dias os Postos do Acessa São Paulo ficam abertos?

O Posto do Acessa São Paulo que fica no Centro do Empreendedor inicia seu atendimento as 8h e tem sua ultima liberação as 16h30.

10. Como fazer um elogio/crítica/reclamação sobre o Programa Acessa São Paulo que fica no Centro do Empreendedor?

O Programa Acessa São Paulo valoriza muito a opinião de seus usuários. Para entrar em contato conosco, poderá ser utilizado o formulário de contato do Fale Conosco. Os usuários poderão deixar sua observação em uma caixa de opiniões que fica na recepção do Centro do Empreendedor ou ainda escrever para a ouvidoria da Prefeitura de Lençóis Paulista.

11. O que é possível ser feito em um Posto Acessa SP?

Segue a relação de serviços que o cidadão pode realizar, gratuitamente, em qualquer Posto Acessa SP:

  • Enviar e receber correio eletrônico (e-mail)
  • Elaborar e enviar currículos
  • Procurar vagas de emprego
  • Realizar pesquisas escolares
  • Realizar cursos à distância
  • Utilizar serviços de utilidade pública
  • Pesquisar sites de interesses (cultura, esporte, social, informática, religião, economia, saúde, política, ciência, atualidades, lazer etc)
  • Ler as notícias de qualquer parte do mundo
  • Publicar seus conhecimentos na Internet
  • Construir novos canais de expressão cultural e social
  • Aprender a gerenciar o próprio negócio
  • Participar de comunidades virtuais
  • Conhecer pessoas novas
  • Participar de redes sociais
  • Elaborar atividades que beneficiem a comunidade

12. Porque é proibido acessar sites pornográficos ou com conteúdo violento?

O Acessa São Paulo é um programa para toda a população e que conta com um grande número de usuários com idade inferior a 18 anos. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), não é permitido que usuários dessa faixa etária sejam expostos a esse tipo de conteúdo, nem no computador ‘ao lado’. Além disso, a missão do Acessa São Paulo é oferecer acesso à Internet para o desenvolvimento pessoal e coletivo dos cidadãos do Estado de São Paulo. Esse tipo de conteúdo não contribui em nada com este objetivo.

13. Eu posso continuar usando o computador depois que meu tempo acabar, se não houver fila?

Em geral, é permitido que os usuários utilizem o computador novamente após o final do tempo normal caso não haja fila de espera.

14. Porque é necessário o cadastro? Se eu for menor de idade posso me cadastrar sozinho?

Para melhor conhecer o perfil dos usuários é solicitado um cadastro inicial que deve ser efetuado com um documento original com foto. Após este cadastro o usuário poderá utilizar os serviços imediatamente no mesmo ou em outro posto do Acessa São Paulo. Usuários com idade igual ou acima de 16 anos poderão se cadastrar sem restrições. Usuários entre 12 e 15 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis e menores de 12 anos só podem utilizar os Acessas acompanhados do pai ou responsável. O cadastro é também uma forma de identificar o usuário que não respeita as regras de convivência e utilização dos Acessas e garantia de segurança a todos os frequentadores.

15. Os monitores dos Postos Acessa SP são professores de informática?

Os monitores dos Postos Acessa SP não são professores de informática. Estes servidores são capacitados para auxiliar os usuários de acordo com a sua necessidade, indicando onde eles podem conseguir mais informações caso seja necessário. O Acessa SP também oferece aos seus usuários apostilas gratuitas sobre o uso de computadores, chamadas de Cadernos Eletrônicos, que podem ser consultados em qualquer Posto Acessa SP ou então no Portal do Acessa SP.

16. Como o Acessa São Paulo evita que conteúdos inadequados sejam vistos?

O Acessa São Paulo investe na educação do usuário, na prevenção com o esclarecimento das regras e consequências do uso inadequado da Internet, na atenção e permanente acompanhamento dos monitores. Desobedecer às regras de uso e acessar esse tipo de conteúdo resulta na suspensão do usuário. A atuação firme e atenta do monitor e a educação constante do usuário são a melhor combinação para a solução deste tipo de problema.

17. Porque o conteúdo inadequado não é bloqueado?

Os sites com conteúdo violento e pornográfico não são bloqueados por razões técnicas e de concepção do programa. Tecnicamente, os mecanismos disponíveis ainda são falhos e permitem que sejam burlados e/ ou acabam por restringir o acesso a sites com conteúdo de qualidade. Além disso, o simples bloqueio de sites específicos não impediria que um usuário, por exemplo, abrisse imagens pornográficas recebidas por e-mail.

Casa do Artesão

18. Onde fica a Casa do Artesão de Lençóis Paulista?

Fica no prédio do Centro do Empreendedor com entrada pela Rua Ignácio Anselmo.

19. Qual o horário de funcionamento?

A Casa do Artesão segue o horário do comércio local, inicia suas atividades as 9h e encerra as 18h. Aos sábados abre as 9h e fecha as 17h.

20. Como fazer fazer parte da casa do artesão?

Artesãos de toda a cidade podem se filiar à Casa do Artesão. Além do direito de expor e vender seus produtos é incentivado a participar de feiras locais e regionais. Para ingresso à casa, é necessário que o material seja avaliado por uma comissão julgadora, a finalidade é que se mantenha a qualidade dos materiais comercializados. Mais informações ligue no 3263-2300 ou visite a casa do artesão.

Time do Emprego

21. O que é o Time do Emprego?

Programa desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT) com o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional.

22. Quem pode participar do Time do Emprego?

Grupos de 20 a 25 trabalhadores desempregados e jovens que buscam o primeiro emprego, com idade maior ou igual a 16 anos.

23. Qual a duração e o conteúdo do programa?

A proposta envolve 12 encontros semanais de 3 horas cada um. O conteúdo do programa abrange 10 temas: "Orientações gerais sobre o Time do Emprego", "Quem sou eu, minhas habilidades e competências", "Desenvolvimento do currículo", "Formulários de solicitação de emprego e entrevista", "Técnicas da procura de emprego", "Este emprego é pra mim", "Mantendo-me saudável", "Testes aplicados pelos empregadores", "Planejamento financeiro" e "Trabalho por conta própria".

24. É oferecido material didático?

O material didático utilizado pelo programa é fornecido gratuitamente pela SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo).

25. Como se inscrever ?

Os interessados em participar do Time do Emprego podem se dirigir ao Centro do Empreendedor, ou ligar para 3263-2300. O programa possui uma agenda anual fixa, mas caso a demanda aumente é possível a abertura de novas turmas.

Programa Meu Primeiro Emprego

26. O que é o Programa Meu Primeiro Emprego?

Esse programa foi desenvolvido pela Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda, com o objetivo de orientar e preparar a inserção do jovem no mercado de trabalho, considerando suas habilidades, conhecimentos e necessidades, por meio de vivências com novas e modernas ferramentas que ajudem no desenvolvimento de seu potencial.

27. Quem pode participar?

Jovens e adultos que buscam o primeiro emprego, com idade maior ou igual a 16 anos.

28. Qual o conteúdo e a duração do programa?

As atividades são desenvolvidas durante uma semana, totalizando 20 horas de curso. São tratados temas, de uma maneira dinâmica, como Autoconhecimento, Técnicas para a procura de emprego, Desenvolvimento de currículo e Entrevista de Emprego.

29. É fornecido material didático?

O material didático utilizado pelo Programa é fornecido gratuitamente pelo Centro do Empreendedor.

Educação Empreendedora

30. Há Educação Empreendedora nas escolas municipais?

A educação não pode se limitar ao alfabetizar. É necessário somar esforços, firmar parcerias e trabalhar para transformar a criança de hoje em um cidadão consciente, crítico que seja capaz de se desenvolver e também se sobressair no mercado de trabalho. Essa consciência fomentou o desejo do município em desenvolver uma parceria com o Sebrae- SP para a criação do Projeto Educação Empreendedora que tem por objetivo apresentar conceitos, que em conjunto com o plano de educação municipal, forneçam subsídios para que a médio prazo tenhamos uma melhoria no empreendedorismo local, aumentando as possibilidades de inovação e aperfeiçoamento dos produtos e serviços em Lençóis Paulista. O objetivo é criar um ciclo saudável e duradouro à geração de emprego e de renda incentivando os alunos a desenvolverem o empreendedorismo e preparando os jovens para o mercado e com uma visão diferenciada sobre as oportunidades de negócios.

31. Desde quando existe o programa nas escolas?

Desde 2011 toda a Rede Municipal de Ensino, do sexto ao nono ano, tem o empreendedorismo em sua grade. Um projeto piloto tem funcionado na EMEIF Ézio Paccola (Jardim Primavera) que contempla as crianças que cursam do primeiro ao quinto ano.

Escola de negócios

32. O que é a Escola de Negócios?

A Escola de Negócios é uma iniciativa que tem por objetivo a disseminação do empreendedorismo em cursos profissionalizantes, proporcionando ao aluno uma formação completa, com instrumentos, habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento profissional e empreendedor.

33. Quem pode participar dos cursos?

Pessoas que tenham interesse em montar o seu próprio negócio ou trabalhar como funcionário de uma empresa do ramo de costura e confecção e que atendam aos requisitos de escolaridade para inscrição.

34. Quais cursos são oferecidos pela Escola de Negócios?

Os cursos oferecidos pela Escola de Negócios são na área de alimentos, artesanato, costura e moda, e possuem carga horária específicas.

  • Alimentos: Panificação e Confeitaria (300h);
  • Artesanato: Biscuit (90h);
  • Pintura Country em Madeira (90h);
  • Caixas Decoradas (90h)
  • Costura & Moda: Costureiro Industrial do Vestuário (200h) ;
  • Confeccionador de Lingerie e Moda Praia (160h)

35. Onde são realizados os cursos?

Os cursos oferecidos ocorrem no período matutino, vespertino e noturno, de 2 a 3 vezes na semana ou de segunda a sexta-feira. No ato da inscrição consulte os horários e dias dos cursos.

36. Quais conteúdos de gestão e empreendedorismo são oferecidos aos alunos?

São oferecidos noções de planejamento, gestão financeira e de marketing, crédito, formalização de negócios e Previdência Social.

37. É obrigatória a participação nas aulas de gestão e empreendedorismo?

Sim. As aulas de empreendedorismo e gestão compõem a carga horária dos cursos oferecidos.

38. Quais os benefícios que a Escola de Negócios oferece aos alunos?

Junto com a bolsa de estudos, inteiramente gratuita, o aluno também recebe todo material didático.

39. É oferecido alguma ajuda de custo para o aluno matriculado?

Não são todos os cursos que oferecem ajuda de custo ao aluno, depende do programa na qual o curso é inserido (necessário consultar ao inscrever-se). No caso de cursos que oferecem tal benefício, os alunos recebem, após o início do curso, o chamado auxílio estudantil para custear alimentação (lanche leve) e transporte, de modo a viabilizar sua participação no curso.

40. Como me informo sobre as datas de inscrição para os cursos promovidos?

A oferta de vagas e inscrições é amplamente divulgada através da imprensa local (jornais e rádio), site a Prefeitura Municipal (www.lencoispaulista.sp.gov.br) e Facebook do Centro do Empreendedor (www.facebook.com/centro.doempreendedor). As vagas são limitadas e preenchidas conforme ordem de chegada.

41. Tenho alguma vantagem na inscrição sendo aluno ou ex-aluno da Escola de Negócios?

Não.

42. Não sabia que as vagas eram limitadas, perdi a data das inscrições. Posso deixar meu nome em uma lista de espera?

Não. Você deverá aguardar uma nova oferta de cursos para abertura de novas inscrições. Fique atento às datas de inscrição divulgadas.

43. Quais os documentos necessários para inscrição?

Original e cópia dos documentos: RG, CPF, Comprovante de Endereço e Histórico Escolar.

44. Onde as inscrições podem ser feitas?

As inscrições são realizadas no PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador no Centro do Empreendedor, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Posto de Atendimento ao Trabalhador

45. Que é o PAT?

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) são uma rede de atendimento do Governo Federal, coordenada pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e Ministério do trabalho que concentra serviços gratuitos à população. O objetivo principal é a intermediação de mão de obra através da busca de alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego.

46. Quais são os documentos necessários para cadastro no PAT?

Para cadastro é necessário o original do RG, CPF, comprovante de endereço, carteira de trabalho e o numero do PIS para quem possuir, caso contrario sera gerado automaticamente após o cadastramento.

47. Quem não possui a numeração do PIS?

Se o solicitante já teve um registro e o número não está na carteira de trabalho, deve se dirigir até a Caixa Federal e pedir o PIS. Se não houve nenhum registro em carteira, não é necessário.

48.Para quem já possui cadastro o que é necessário para consultar as vagas?

Necessário o CPF ou a numeração do PIS.

49. Quando faço cadastro no PAT estou participando de todas as vagas disponíveis?

Não. Ao fazer o cadastro o trabalhador opta por áreas que gostaria de trabalhar, seja por afinidade ou por já ter experiência, são para estas áreas que o sistema ira verificar se há vagas disponíveis. Lembrando que estas áreas de interesse podem ser alteradas no momento que o trabalhador solicitar.

50. Consigo consultar vagas ou alterar meu cadastro pela internet?

Sim. No ato do cadastro é possível habilitar o acesso do trabalhador mediante a informação de um e-mail. Ao acessar o portal MTE Mais Emprego sera solicitado ao usuário informações para fazer um pré cadastro para criar usuário e senha, que sera de uso restrito e individual.

51. Consigo ser encaminhado para uma vaga de emprego via web?

Não. O trabalhador consegue consultar as vaga no perfil, mas deverá comparecer no PAT para mais informações sobre o processo seletivo.

52. Se eu fizer o cadastro no PAT da minha cidade, concorro as vagas de outras cidades?

No momento do cadastro o trabalhador pode manifestar interesse em aumentar a área de atuação do seu currículo. Mas, para poder participar de algum processo seletivo em outra cidade as empresas da cidade que o trabalhador tem interesse devem também ter interesse em receber currículos da cidade de origem do trabalhador.

53. De quanto em quanto tempo devo atualizar meu cadastro no PAT?

A atualização é necessária sempre que houver alterações nos telefones, cursos, formação acadêmica experiências profissionais e área de interesse.

54. Se eu já tiver o cadastro no PAT da minha cidade e precisar mudar para outra cidade, terei que fazer o cadastro novamente?

Não. Como o PAT é uma rede federal, todos os PATs utilizam o mesmo banco de dados, sendo necessário apenas a alteração do endereço para passar a concorrer as vagas da cidade onde passou a residir.

55. Como faço para participar das vagas disponíveis no PAT?

Após o cadastro é criado um perfil profissional do trabalhador e com base nisso, o sistema verifica se os requisitos da vaga são compatíveis com o perfil do trabalhador. Em caso afirmativo, a vaga ficará disponível e cabe ao trabalhador aceitar o encaminhamento.

56. Quais as formas para enviar meu currículo para a empresa?

Os currículos podem ser enviados via e-mail ou pessoalmente. Quando é pessoalmente, o próprio trabalhador vai até a empresa entregar um currículo para ter o primeiro contato com a contratante e posterior agendamento da entrevista. Na opção via e-mail, o PAT manda o currículo do trabalhador gerado pelo próprio sistema, no e-mail da empresa

57. Depois que fizer o cadastro devo aguardar o PAT me ligar para oferecer as vagas?

Não. Mesmo tendo o perfil da vaga as empresas dão preferência para os trabalhadores que viram a vaga e se interessaram em participar do processo seletivo.

58. Para quantas oportunidades de emprego posso ser encaminhado (a)?

O trabalhador pode ser encaminhada para três oportunidades de emprego consecutivamente.

59. Como fico sabendo das vagas?

No PAT possui um painel com divulgações diárias das vagas ofertadas e semanalmente são feitos divulgações nos meios de comunicação como jornais, e-mails, rádios, centros comunitários, assistências sociais, e no próprio site da Prefeitura (www.lencoispaulista.sp.gov.br).

Seguro Desemprego

60. Quais os documentos necessários para requerer o beneficio do seguro desemprego?

Para habilitar o seguro Formal, que é o mais frequente, é necessário a via verde e marrom do seguro, termo de rescisão do contrato de trabalho, comprovante de saque do fundo de garantia, RG, CPF, numero do PIS e comprovante de endereço e carteira de trabalho. Vale ressaltar que existem outros tipos de seguro desemprego, sendo necessário a averiguação previa dos documentos que serão acrescidos.

61. O que é preciso fazer para dar entrada no Seguro Desemprego?

É necessário realizar um agendamento prévio pessoalmente ou por telefone com dia e hora marcados. O solicitante já deve ter recebido o FGTS e a multa 40%, somente após 7 dias da data de demissão e no máximo 120 dias da data de demissão.

62. Por que é necessário fazer o agendamento para requerer o seguro desemprego?

O agendamento é uma determinação da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) para que o PAT possa atender o trabalhador sem que ele precise esperar por um longo período de tempo, sem comprometer o foco principal do PAT que é a intermediação da mão de obra e a captação de vagas.

63. Qual o número minimo e máximo de parcelas que posso receber ao dar entrada no seguro desemprego?

Para o seguro formal o requerente pode receber no minimo 3 e no máximo 5 parcelas.

64. Depois de 120 dias, após ter recebido o FGTS, posso dar entrada no Seguro Desemprego?

Após 120 dias o trabalhador Perde o prazo e não tem mais como dar entrada no Seguro Desemprego. Só poderá dar entrada caso entre judicialmente com o termo de audiência.

65. Como faço para agendar o seguro desemprego?

O agendamento poderá ser feito via telefone ou pessoalmente.

66. Como é feito o calculo do número de parcelas do benefícios?

O número de parcelas do beneficio formal é calculado com base no tempo de serviço em carteira que o requerente possuir nos últimos 3 anos a contar com base na data de demissão. Assim, de 6 meses a 11 Meses trabalhados terá direito a 3 parcelas, de 12 meses à 23 meses são liberados 4 parcelas e de 24 meses ou mais 5 parcelas.

67. Quais os requisitos para ter direito ao seguro desemprego?

Para se ter direito ao seguro desemprego formal é necessário ter no minimo 6 meses trabalhador e 6 salários consecutivos, ter sido dispensado sem justa causa e por iniciativa do empregador e não pode ter nenhum vinculo que comprove que o mesmo possua renda própria.

68. Doméstica e caseiros tem direito ao seguro?

Sim. É uma forma especial do beneficio e para isso requer algumas particularidades como ter trabalhado no mínimo 15 meses consecutivos, ter sido dispensado sem justa causa por iniciativa do empregador e não pode ter nenhum vinculo que comprove que o mesmo possui renda própria.


Com relação aos documentos é necessário além dos documentos padrões a apresentação do extrato analítico com as 15 contribuições do Fundo de garantia e das 15 contribuições do INSS e independente do tempo de trabalho são liberados no máximo 3 parcelas.

69. O que acontece com o meu seguro ao ser encaminhada para vaga de emprego?

Ao dar entrada no seguro desemprego automaticamente o trabalhador é cadastrado no sistema de intermediação de mão de obra. Ao ser encaminhado para uma vaga, o seguro ficará suspenso ate o retorno do processo seletivo. Se o segurado for reprovado no processo, esta informação constará no sistema e o mesmo voltará a receber o beneficio automaticamente. Em caso de contratação, o beneficio será cancelado.

70. Já esta em vigor a regra onde o governo faz o encaminhamento obrigatório dos segurados para curso de qualificação?

Não. Este assunto está em discussão e quando entrar em vigor será aplicado aos segurados pertencentes ao grupo prioritário formado pelas pessoas que solicitaram dois ou mais seguro nos últimos 10 anos.

71. O valor do benefício é igual ao salário que recebia na empresa na qual fui dispensado?

Não. O valor do beneficio é aproximadamente 80% do valor do registro informado ao Ministério do Trabalho com o teto máximo de R$ 1.235,91.

72. Quando o beneficio não é liberado qual o procedimento a ser feito?

O procedimento varia conforme a notificação fornecida pelo sistema. Nos casos mais simples o próprio PAT estará resolvendo mas, em casos mais específicos o trabalhador sera encaminhado ao Ministério do Trabalho para abertura de um recurso, para averiguar os motivos para a não liberação.

73. Posso requerer o seguro todo ano?

Não. O tempo para requerer um novo seguro, denominado de período aquisitivo, é de um ano e quatro meses contatos a partir do último seguro solicitado.

74. Quais os tipos de seguro desemprego que o PAT esta apto a efetuar?

O PAT está apto a efetuar o seguro desemprego formal, doméstico, retomada de parcelas e o seguro pescador.

75. Se o registro da carteira de trabalho for em um serviço temporário perderei o benefício do seguro desemprego?

Neste caso é necessário analisar cada caso individualmente, mas na maioria das vezes é possível reaver as parcelas que ficaram do seguro anterior.

76. Quais documentos necessários para fazer inscrição dos cursos do SENAI?

R: Xerox dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de residência, Comprovante de escolaridade, CPF do responsável para os menores de 18 anos.

77. Quais os documentos necessários para efetuar a pré-matrícula nos cursos gratuito de qualificação?

Os documentos necessários são os xerox do RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante da escolaridade.

78. Qual o numero minimo de inscritos para iniciar o curso?

Como os cursos de qualificação são parcerias entre a Prefeitura e as instituições ofertante como SENAI, SEST Senat entre outros, dependemos da autorização previa destas instituições para o inicio das aulas e há a necessidade de que as turmas estejam completas com um numero mínimo. Geralmente nos cursos com 16 vagas é necessário de 10 a 12 inscritos para início.

79. Quais os requisitos obrigatórios para fazer a inscrição nos cursos?

Esta informação varia conforme o curso que se deseja fazer O requisito obrigatório para a maioria dos cursos é que o interessado tenha 16 anos completos. Demais informações são requisitos específicos de cada curso.

80. Quais são os cursos que oferecem além da qualificação gratuita um auxílio financeiro?

Os cursos com a descrição Pronatec, oferecem, além da qualificação totalmente gratuita, uma ajuda de custo do governo, referente ao vale-transporte e ao vale alimentação para cada aluno de acordo com a frequência no curso. A forma do repasse depende das instituições que podem optar por fornecer o próprio lanche e o bilhete do vale-transporte ou o deposito do valor em dinheiro diretamente na conta do aluno.

81. O que acontece quando desisto do curso após ter feito a pré-matricula?

Quando o aluno faz a pré-matricula ele se compromete e se responsabiliza em realizar o curso no período previamente informado no ato da inscrição. No caso de desistência é necessário comunicar imediatamente o professor, a instituição ou o próprio PAT, para que seja feito a substituição do aluno pelos suplentes, que estão aguardando vaga na lista de espera.

82. Quantos cursos de qualificação posso fazer no ano?

Para os denominados Pronatec são permitidos três cursos ao ano não consecutivos e em área diferentes; Já para os cursos gratuitos não há limite.

Banco do Povo

1. Para que serve o Banco do Povo?

A finalidade do Banco do Povo é de financiar equipamentos, materiais de construção ou capital de giro para empreendedores.

2. É preciso ter empresa para fazer o financiamento?

É necessário ter um empreendimento, pode ser autônomo, mas desde que esteja trabalhando nesta atividade isso há pelo menos três meses.

3. É necessário Precisa comprovar onde foi utilizado o dinheiro?

Por se tratar de dinheiro público, é preciso trazer as Notas Fiscais dos bens adquiridos no prazo de 20 dias.

4. Pode ser feito para pagamento de dívida, empregados e encargos fiscais?

Não.

5. Qual a taxa de juros aplicada?

0,5% ao mês, mais nada. Menor juros do Brasil.

6. Precisa apresentar alguma garantia?

É necessário apresentar um avalista.

7. Quais os valores para o empréstimo e o prazo máximo para pagamento?

Os valores vão de R$ 200,00 a R$ 15.000,00. As quantias são estipuladas através de uma análise do crédito. O aumento do empréstimo pode ser gradativo e depende da quantidade de financiamentos realizados, bem como se tomador do financiamento é autônomo ou formalizado.

8. É precisa de nome limpo?

Sim, o cliente e o avalista não podem ter o nome com restrições no SPC, SERASA e CADIN.

9. É possível fazer financiamento para reforma de casa?

Sim, desde que a casa seja da CDHU, esteja com as parcelas do financiamento do imóvel e do IPTU em dia, não tenha restrições cadastrais e que a renda familiar não ultrapasse cinco salários mínimos brutos (R$ 3.390,00).

10. Quais as condições desse financiamento?

Juros de 0,5% ao mês, valor máximo de R$ 7.500,00 que poderão ser divididos em até 36 vezes com a necessidade de um avalista.

FGTS e Carteira de Trabalho

1. Como faço para dar entrada no FGTS?

Deve-se ir até a Caixa Federal, para liberação do dinheiro.

2. Onde pode ser tirada a Carteira de Trabalho?

No PAT que fica no Centro do Empreendedor (Rua Coronel Joaquim Gabriel, 11) ou no Ministério do Trabalho que fica CAC (Rua Anita Garibaldi 821 ).

3. Que documento é necessário para fazer Carteira de Trabalho?

O RG e uma foto 3x4 recente.

4. Qual a idade para fazer Carteira de Trabalho?

A Idade mínima é 16 anos completos. Menores de 16 anos poderão fazer a carteira no Ministério do Trabalho.

5. Em caso de perda da carteira de trabalho, como tirar outra?

Deve-se fazer um Boletim de Ocorrência, depois se dirigir até a Caixa Econômica Federal, pegar a Numeração da carteira de trabalho, numeração do PIS, 1 foto 3x4 recente e o RG e trazer esses documentos até o PAT.

6. A minha Carteira de Trabalho está preenchida (não há mais folha para registro), o que preciso para fazer outra?

Deve-se trazer a carteira preenchida além de 1 foto 3x4 recente e o RG.

Turismo

1. Há turismo em Lençóis Paulista?

Sim. Lençóis Paulista integra o Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista juntamente com nove cidades da região. Lençóis Paulista apresenta uma cultura pulsante e um turismo de negócios bastante ativo. O título de Cidade do Livro, a FACILPA (Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Lençóis Paulista), a Expovelha, ao Festival do Livro e também a Agrifam (Feira de Agricultura Familiar), garantem à Lençóis Paulista uma rotatividade de turistas de toda a região. Por conta das grandes empresas instaladas, há o turismo de negócios que é latente na cidade.

2. O turismo é uma alternativa para gerar emprego e renda em Lençóis Paulista?

Sim. O turismo tem sido trabalhado para trazer desenvolvimento à cidade e ser fonte alternativa de renda. O artesanato local é estimulado através de cursos e muitas das técnicas desenvolvidas podem ser encontrada na Casa do Artesão. Em 2012 foi realizado, em parceria com o SEBRAE, um trabalho de consultoria com empresas da área de alimentação, a fim de prepará-las para receber esse potencial turista. O mesmo foi feito o segmento de hotelaria da cidade.

3. Lençóis Paulista tem City Tour?

O turismo foi implantado em Lençóis Paulista em 2007 e há muitos pontos e atrativos na cidade. O Centro do Empreendedor tem realizado city tours, como forma de incentivo e complemento educacional às crianças da rede municipal e estadual de ensino para que estes, se conscientizem e disseminem a informação em suas residências.

4. Como faço para participar do city tour?

Para agendar o city tour é necessário ir até o PIT (posto de informações turísticas) que fica no Centro do Empreendedor ou ligar para 3263-2300. O city tour permite a participação de grupos com no mínimo 20 pessoas.

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Telefone: (14) 3269-7000

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